SENADO FEDERAL – Senador levanta suspeita de “mala branca” em jogo do ABC de Natal contra o Vila Nova pela série B do Brasileirão.

O senador Jorge Kajuru (PSB-GO) causou polêmica ao levantar a possibilidade de o time de futebol ABC de Natal ter recebido algum incentivo financeiro de outro clube, prática conhecida como “mala branca”, para derrotar o goiano Vila Nova em partida da série B em 25 de novembro. A acusação foi feita durante um pronunciamento do parlamentar nesta quarta-feira (29).

De acordo com Kajuru, a denúncia sobre a suposta compra do resultado do jogo chegou a ele logo após o fim da partida e, como vice-presidente da Comissão de Esporte (CEsp) do Senado, ele afirmou se sentir responsável e obrigado a levar o caso a público para que as autoridades competentes investiguem.
O senador questionou o fato de os jogadores do ABC terem vencido a partida, mesmo após uma temporada ruim em 2023, e ressaltou que a vitória do time natalense acabou prejudicando as chances do Vila Nova de ascender à série A pela primeira vez.

Kajuru ainda argumentou que a prática da “mala branca” é um meio de corromper a competição esportiva e que os jogadores do ABC podem até ser prejudicados, já que os pagamentos prometidos podem não ser efetuados devido à denúncia feita por ele.

Além disso, o senador destacou que o Ministério Público de Goiás deflagrou a terceira fase da Operação Penalidade Máxima, que investiga supostas fraudes em jogos de futebol. Na terça-feira (28), foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão em oito municípios de Goiás e outros quatro estados, envolvendo jogos das séries A e B do ano passado, bem como dos campeonatos goiano e paraibano de 2023.

As acusações feitas por Jorge Kajuru causaram alvoroço no cenário esportivo e político, trazendo à tona a discussão sobre a transparência e integridade das competições esportivas. A possibilidade de investigações futuras e o impacto das denúncias do senador podem mudar significativamente o panorama do futebol nacional nos próximos dias.

Portanto, espera-se que as autoridades competentes tomem as medidas necessárias para esclarecer a situação e punir os responsáveis, caso se comprove a veracidade das acusações feitas por Jorge Kajuru.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo