SENADO FEDERAL – Senador Hamilton Mourão busca debater PEC que afeta candidatura de militares das Forças Armadas em sessão de debates temáticos.

O senador Hamilton Mourão, do partido Republicados do Rio Grande do Sul, está empenhado em discutir a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 42/2023, que propõe mudanças nas regras para a candidatura de militares da ativa das Forças Armadas. De acordo com o senador, o texto da PEC dificulta a participação desses profissionais, uma vez que estabelece que os militares que não possuírem ao menos 35 anos de serviços prestados às Forças Armadas sejam transferidos para a reserva não remunerada.

Mourão pretende levar o tema para uma sessão de debates temáticos, a fim de ampliar a discussão e conscientizar a sociedade sobre os possíveis impactos da PEC. A mudança proposta na legislação levantou polêmica e gerou debates no Senado, especialmente entre os parlamentares ligados às Forças Armadas.

Outro senador que se posicionou em relação à PEC 42/2023 foi Jorge Kajuru, do PSB de Goiás. Kajuru anunciou que está disposto a abrir mão da relatoria da proposta, indicando descontentamento com o texto e sinalizando que pode se posicionar de forma contrária à sua aprovação.

Os debates em torno da PEC 42/2023 têm despertado a atenção da sociedade e da mídia, uma vez que a participação de militares da ativa das Forças Armadas na vida política do país é um tema relevante e sensível. A possibilidade de restrições à candidatura desses profissionais gera discussões acaloradas e levanta questões sobre direitos e deveres dos militares em relação à sua participação na esfera política.

Essa questão promete continuar em pauta nos próximos meses, à medida que os parlamentares buscam encontrar um consenso em torno do tema, conciliando os interesses dos militares, as demandas da sociedade e o cumprimento das leis e normas vigentes. A PEC 42/2023 certamente continuará sendo objeto de intensos debates e análises por parte dos representantes políticos e do público em geral.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo