SENADO FEDERAL – Senado propõe inclusão de educação financeira no currículo da educação básica para preparar estudantes para o sucesso financeiro.

Um projeto de lei proposto pelo senador Izalci Lucas (PSDB-DF) visa introduzir a administração financeira nos currículos da educação básica em todo o país. Segundo o senador, ao oferecer aos estudantes a oportunidade de adquirir conhecimentos financeiros desde cedo, estará ajudando a combater a falta de conhecimento e o endividamento, prevenindo assim que muitas pessoas enfrentem dificuldades financeiras simplesmente por não terem recebido uma educação adequada sobre o assunto.

De acordo com o texto do projeto de lei (PL 5.950/2023), a educação financeira abrange uma série de habilidades e conhecimentos fundamentais para o sucesso financeiro dos indivíduos. Isso inclui conceitos básicos como a importância de poupar, planejar e gerenciar o dinheiro de forma eficiente, além de ensinar sobre como tomar decisões financeiras inteligentes, como investir, fazer empréstimos e lidar com dívidas.

A proposta do senador é incluir a educação financeira como tema transversal nos currículos da educação básica. Isso significa que os temas transversais, definidos pelo Ministério da Educação (MEC) por meio dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), seriam expandidos para incluir a administração financeira juntamente com temas como saúde, meio ambiente, orientação sexual, pluralidade cultural, ética, trabalho e consumo. O objetivo dessa inclusão é garantir que os alunos de todo o país tenham acesso a uma formação integral.

Izalci defende que a inclusão da educação financeira nos currículos da educação básica é essencial para preparar os estudantes para uma vida adulta bem-sucedida e consciente financeiramente. Ele argumenta que ao fornecer conhecimentos e habilidades financeiras desde cedo, estaremos capacitando as futuras gerações a tomar decisões conscientes e informadas a respeito da administração de suas finanças.

O projeto aguarda o recebimento de emendas e será analisado pela Comissão de Educação e Cultura (CE) em decisão terminativa. Ou seja, se aprovado sem apresentação de recursos para votação no Plenário do Senado, seguirá direto para apreciação da Câmara dos Deputados.

A introdução da administração financeira nos currículos da educação básica certamente oferecerá benefícios significativos aos estudantes, preparando-os para uma vida adulta mais consciente e equilibrada financeiramente. Além disso, contribuirá para reduzir a falta de conhecimento e o endividamento, ajudando a promover uma sociedade mais financeiramente saudável e preparada para as decisões do dia a dia.

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