SENADO FEDERAL – Senado confirma Rodrigo Teixeira e Paulo Picchetti como novos diretores do Banco Central em votação favorável esmagadora.

Nesta terça-feira (12), o Plenário do Senado confirmou a indicação dos economistas Rodrigo Alves Teixeira e Paulo Picchetti para os cargos de diretores do Banco Central. A indicação de Rodrigo Teixeira recebeu 50 votos favoráveis e apenas três contrários, enquanto Paulo Picchetti teve 53 votos a favor, quatro contrários e uma abstenção. Ambos os indicados já haviam sido aprovados em sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) no fim do mês de novembro.

Rodrigo Alves Teixeira, que assume a vaga de Maurício Costa de Moura, possui graduação, mestrado e doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (USP) e é analista do Banco Central desde 2002. Ele também leciona na Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) e na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), além de ter atuado como servidor cedido ao Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Ministério de Planejamento, Casa Civil e à Agência Brasileira de Promoção das Exportações (Apex-Brasil), entre outros.

Já Paulo Picchetti, que assume a vaga de Fernanda Magalhães Rumenos Guardado, é formado em Economia pela PUC-SP, com mestrado na USP e doutorado na University of Illinois (Estados Unidos). Ele foi pesquisador da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e atualmente é professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), além de membro do Comitê de Datação de Ciclos Econômicos no Brasil (Codace).

As mensagens das indicações de Teixeira e Picchetti foram relatadas, respectivamente, pelos senadores Nelsinho Trad (PSD-MS) e Oriovisto Guimarães (Podemos-PR). Ambos os economistas assumirão seus cargos no Banco Central no dia 31 de dezembro, sucedendo os atuais diretores cujos mandatos terminam nesta data.

Essas nomeações foram um passo importante para o preenchimento das vagas na equipe do Banco Central, responsável por definir políticas monetárias e regular o sistema financeiro nacional. A confirmação das indicações pelo Senado mostra que os economistas Rodrigo Alves Teixeira e Paulo Picchetti têm o apoio necessário para ocuparem tais cargos de grande importância para a economia do país.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo