SENADO FEDERAL – Senado aprova empréstimos milionários para Maceió e Itabuna visando prevenção de catástrofes e melhoria da infraestrutura urbana

O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (5) a autorização de empréstimos para as cidades de Maceió (AL) e Itabuna (BA) junto ao Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata). O valor aprovado para Maceió foi de US$ 40 milhões, enquanto Itabuna teve autorização para contratar um empréstimo de US$ 30 milhões.

Maceió sofre com problemas relacionados ao afundamento do solo e risco de colapso de uma mina devido à exploração de sal-gema pela indústria petroquímica, o que torna esses recursos fundamentais para prevenção de catástrofes e a estabilização de encostas. Segundo o senador Rodrigo Cunha (Podemos-AL), relator do projeto para Maceió, a utilização desses recursos reduzirá o número de habitantes expostos ao risco de deslizamento, trazendo uma melhora significativa para a população da cidade.

Durante a votação, o senador enfatizou a importância do montante aprovado para Maceió, alegando que a cidade está sofrendo com os problemas oriundos da exploração descontrolada do mineral pela empresa Braskem. No mesmo dia em que a cidade completava 208 anos, a aprovação do empréstimo se tornou um ponto focal, trazendo esperança e possibilidade de superação dos desafios enfrentados pelo município.

Já em relação a Itabuna, o valor autorizado será destinado a um programa de melhoria do sistema de esgotamento sanitário, da urbanização da cidade e da mobilidade. O relator do projeto para Itabuna, senador Otto Alencar (PSD-BA), ressaltou a relevância desses recursos para promover melhorias estruturais essenciais para o desenvolvimento urbano da cidade baiana.

Ambos os projetos, PRS 118/2023 para Maceió e PRS 117/2023 para Itabuna, tiveram parecer favorável de seus relatores e agora seguem para a etapa de promulgação. A aprovação desses empréstimos representa um marco para o desenvolvimento e a segurança das cidades beneficiadas, trazendo a perspectiva de avanço e melhoria da qualidade de vida de seus habitantes.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo