SENADO FEDERAL – Sargento é ouvido pela CPMI por movimentação de fundos para Mauro Cid, de acordo com informações do Senado.

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro tem uma reunião marcada para a próxima quinta-feira (24) com o objetivo de ouvir o depoimento de Luis Marcos dos Reis, sargento do Exército que fazia parte da equipe da Ajudância de Ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro. Reis está sendo apontado como responsável por movimentações financeiras suspeitas que teriam como destinatário o coronel Mauro Cesar Cid, ajudante de ordens de Bolsonaro.

As informações sobre essas movimentações vêm de um relatório de inteligência financeira (RIF) elaborado pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) e enviado à CPMI no último dia 11. Embora o documento seja sigiloso, partes de seu conteúdo foram divulgadas pela imprensa.

A senadora Eliziane Gama (PSD-MA) foi a responsável por pedir a convocação de Reis e destacou sua importância como “servidor responsável por atender demandas de Mauro Cid”. Outros seis parlamentares também solicitaram a convocação do sargento. É importante ressaltar que todos os requerimentos foram apresentados antes do acesso da comissão ao RIF e, portanto, não mencionam as movimentações financeiras como motivo para a convocação. No entanto, o assunto poderá ser abordado pelos parlamentares durante o depoimento de Reis.

Os requerimentos têm como foco principal as conexões de Reis com a organização dos atos do dia 8 de janeiro. O senador Fabiano Contarato (PT-ES), por exemplo, afirmou que as investigações policiais envolvendo a equipe de auxiliares de Bolsonaro apontam para a premeditação e envolvimento dos servidores. O senador destacou ainda que “documentos que comprovariam a tentativa de golpe de estado foram encontrados em mensagens trocadas entre o coronel Mauro Cid e o sargento Luis Marcos dos Reis”.

Luis Marcos dos Reis será ouvido como testemunha. Em maio deste ano, ele foi preso durante as investigações de um esquema de falsificação do cartão de vacinação de Jair Bolsonaro.

É importante ressaltar que a reprodução deste texto foi autorizada pela Agência Senado, mediante citação da mesma. A CPMI do 8 de Janeiro segue com suas investigações para apurar eventuais irregularidades e esclarecer os fatos relacionados às movimentações financeiras suspeitas envolvendo o sargento Reis e o coronel Cid. O depoimento de Reis será fundamental para o avanço das investigações em curso.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo