SENADO FEDERAL – Ministro-chefe da Casa Civil prestará informações sobre o novo PAC e transparência nos gastos ambientais da Itaipu Binacional em audiência no Senado.

Na próxima terça-feira (2), o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, comparecerá à Comissão de Infraestrutura (CI) para prestar esclarecimentos sobre o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e a transparência nos gastos ambientais da estatal Itaipu Binacional. O pedido para a audiência pública foi feito pelos senadores Confúcio Moura (MDB-RO) e Esperidião Amin (PP-SC), e tem o intuito de debater questões relevantes relacionadas ao desenvolvimento econômico e sustentável do país.

Inicialmente, o requerimento da CI também incluía a presença do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e de outros representantes de órgãos importantes, porém, no momento, apenas o ministro da Casa Civil foi confirmado. Confúcio Moura ressaltou a importância de discutir a efetividade do novo PAC, que envolve investimentos consideráveis e precisa de uma fiscalização rigorosa para evitar repetições de falhas de versões anteriores.

O senador alertou para os baixos índices de conclusão de obras nas versões anteriores do programa, destacando a necessidade de um controle mais eficaz para garantir o sucesso da nova edição do PAC. Já Esperidião Amin trouxe à tona a preocupação do Tribunal de Contas da União (TCU) em relação aos gastos da Itaipu Binacional, especialmente no que diz respeito aos investimentos socioambientais e à falta de transparência nesse processo.

Durante a audiência, os cidadãos terão a oportunidade de enviar perguntas e comentários através da Ouvidoria do Senado ou do Portal e-Cidadania. O evento será interativo, e as contribuições poderão ser lidas e respondidas pelos senadores e debatedores ao vivo. Além disso, o Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser útil para estudantes que necessitam de atividades complementares em seus cursos universitários.

Portanto, a audiência pública com o ministro Rui Costa promete ser um momento importante para esclarecer questões cruciais relacionadas ao desenvolvimento econômico e ambiental do país, bem como para promover a participação da sociedade civil nesse processo de debate e tomada de decisão.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo