Reserva Extrativista Chocoaré-Mato Grosso é adotada

A empresa Geoflorestas adotou a Reserva Extrativista Chocoaré-Mato Grosso, localizada no estado do Pará. O protocolo de intenções foi assinado no âmbito do programa Adote um Parque, do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

A Chocoaré-Mato Grosso abrange uma área de 2.783 hectares no município de Santarém Novo, no nordeste do Pará. A região é separada da cidade de Maracanã pelo rio Maracanã e de São João de Pirabas pelo rio Chocoaré.

Já a Geoflorestas é uma empresa que presta serviços de consultoria técnica nas áreas ambientais e de geoprocessamento, com foco no direcionamento adequado para atender aos requisitos legais, assim como o mapeamento de riscos e oportunidades econômicas e ambientais.

Adote um Parque

O Adote um Parque é um programa federal criado para atrair recursos com o objetivo de custear a conservação dos parques nacionais. Empresas nacionais ou estrangeiras, e também pessoas físicas, podem contribuir concretamente com a proteção ambiental do Brasil.

Ao adotar uma Unidades de Conservação (UCs), os interessados serão reconhecidos como parceiros do meio ambiente e celebrarão Termo de Doação com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O programa estabelece os valores mínimos de R$ 50 ou € 10 por hectare ao ano para as propostas de adoção das unidades.

No modelo do programa, os recursos são investidos pelo adotante em serviços como monitoramento, proteção, prevenção e combate a incêndios florestais, prevenção e combate ao desmatamento ilegal e recuperação de áreas degradadas.

As doações são enviadas pelo doador diretamente às Unidades de Conservação, gerando transparência total e a garantia de que os serviços e produtos doados chegarão ao destino.

Com informações do Ministério do Meio Ambiente

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo