Hábito de fumar diminui 38% no Brasil

O número de brasileiros que mantêm o hábito de fumar caiu 38% nos últimos 13 anos, segundo uma pesquisa do Ministério da Saúde. Você também quer parar de fumar? O SEST SENAT pode te ajudar.

Durante toda esta semana a instituição realiza uma campanha nacional sobre esse tema. O mês de agosto é marcado pela ação de combate ao uso de álcool e drogas nas estradas e, neste ano, o foco central é o tabagismo.

Além das ações durante a campanha, nas unidades do SEST SENAT de todo o Brasil, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e dentistas estão preparados para realizar atendimentos para apoiar você a abandonar o cigarro.

Os serviços são gratuitos para trabalhadores do transporte e seus dependentes com o cadastro regular no SEST SENAT. Todos os atendimentos são custeados pela contribuição realizada pelo setor transportador.

Como cada uma dessas especialidades podem combater o tabagismo?

 

Psicologia: a dependência não envolve apenas o fator químico. Existem também fatores psicológicos e sociais que levam as pessoas a continuarem a repetir um hábito. Para enfrentá-los, a orientação de um profissional de psicologia é fundamental.

Fisioterapia: o uso contínuo do tabaco pode levar à debilitação dos músculos. Estimulá-los de maneira correta é importante para a recuperação.

Nutrição: uma alimentação correta e adequada ajuda no controle da ansiedade e melhora o funcionamento do organismo.

Odontologia: a saúde bucal é uma das mais comprometidas pelo tabagismo. O cigarro pode causar doenças nas gengivas, manchas, problemas nos dentes, diminuição do paladar e da sensibilidade e até câncer na boca. Por essa razão, é fundamental ter o acompanhamento de um dentista.

Além disso, as unidades do SEST SENAT oferecem atendimentos de esporte para que você possa adotar hábitos saudáveis e melhorar o seu desempenho físico.

Atendimentos presenciais e online 

 

Você pode se consultar com psicólogos, nutricionistas e fisioterapeutas do SEST SENAT, além de participar de aulas para a prática de atividades físicas também a distância. A facilidade começou a ser oferecida no início da pandemia da covid-19, que afetou a realização de alguns serviços presenciais. Os atendimentos online de saúde são realizados de forma individualizada, com sigilo e segurança.

Na odontologia, os atendimentos são realizados somente na modalidade presencial.

Pré-agende a sua consulta no portaldocliente.sestsenat.org.br

Clique aqui para saber como está o funcionamento da unidade do SEST SENAT mais próxima a você.

Se ficou com dúvidas, entre em contato pelo telefone 0800 728 2891.

Por que parar de fumar?

A campanha nacional promovida pelo SEST SENAT no mês de agosto alerta sobre os principais benefícios de se abandonar o tabagismo. Conheça alguns deles no vídeo abaixo:

 

CNT




Botão Voltar ao topo