Governo do Estado de Alagoas realiza Dia D de Combate à Dengue na Orla de Maceió para conscientizar população sobre prevenção da doença

No último domingo (7), o Governo do Estado de Alagoas promoveu mais uma ação do Dia D de Combate à Dengue, com o intuito de conter o aumento de casos da doença no estado. A iniciativa, realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), aconteceu na rua fechada da Orla de Maceió e teve como foco conscientizar banhistas, ambulantes e turistas sobre as medidas de prevenção da dengue, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

Durante o evento, gestores e técnicos da Sesau abordaram as pessoas presentes na rua fechada da Orla de Maceió, distribuindo material educativo e orientando sobre as ações necessárias para evitar a proliferação do Aedes aegypti. Além da distribuição de folders, foram afixados cartazes em locais estratégicos, como estabelecimentos comerciais e carrinhos de ambulantes, para alertar sobre a importância de combater o mosquito transmissor da doença.

Entre as medidas destacadas pelos profissionais da saúde está a eliminação de locais que acumulem água limpa e estejam expostos ao sol, pois são propícios para a reprodução do mosquito da dengue. O secretário executivo de Vigilância em Saúde, Marcos Holanda, ressaltou a importância de atitudes simples, como fechar caixas d’água, limpar calhas e não acumular pneus e garrafas em locais descobertos.

Durante o evento, o turista mineiro Sérgio Pimentel demonstrou conhecer bem as medidas de prevenção contra a dengue, assim como a ambulante Ana Alves, que após vivenciar a doença em sua família, se comprometeu a seguir rigorosamente as orientações de combate ao Aedes aegypti.

A participação ativa da população é essencial para o controle da dengue, como enfatizou Aldemário dos Santos, um ex-paciente internado por complicações da doença. A Sesau também divulgou dados epidemiológicos, informando que até a Semana Epidemiológica 13 foram registrados 3.560 casos suspeitos de dengue em Alagoas, com 1.807 confirmações e um óbito confirmado.

Além dos técnicos da Sesau, participaram do Dia D de Combate à Dengue diversos gestores da saúde do estado, reforçando a importância da união de esforços para combater a doença e proteger a população alagoana.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo