Artesão vítima de latrocínio retorna para casa após quinze dias internado no HGE, em Alagoas.

Após quinze dias internado, o artesão José Carlos dos Santos, de 42 anos, finalmente retornou para sua cidade natal em São Caetano, no agreste pernambucano. Santos foi internado no Hospital Geral do Estado (HGE) em meados de abril, vítima de queimaduras resultantes de uma tentativa de latrocínio enquanto dormia no bairro do Feitosa, em Maceió. Ele foi abordado por um grupo criminoso, roubado, agredido e teve seu corpo incendiado.

José Carlos estava desaparecido para sua família há mais de um ano, período em que percorreu diversas cidades litorâneas entre a Paraíba e Alagoas, vendendo produtos criados a partir do reaproveitamento de latinhas de alumínio. A violência que sofreu foi brutal e ele recorda que acordou com fogo sobre seu corpo, procurando ajuda nas primeiras horas da manhã em vão.

Transferido da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Jaraguá para o HGE devido às queimaduras de segundo grau em parte de seu corpo, José foi tratado pela equipe multidisciplinar do Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do hospital. A coordenação da Sala Lilás do HGE, vinculada à Rede de Atenção às Violências (RAV) da Secretaria de Estado da Saúde, auxiliou na localização dos familiares do artesão.

Através do relato de José, os profissionais identificaram um ex-vereador da cidade de São Caetano como pista para o reencontro com sua irmã Simone, moradora da mesma localidade. Apesar da alegria da família em rever o artesão, a falta de recursos financeiros fez com que um amigo, Auricelio de Silva, fosse enviado para acompanhá-lo de volta para casa.

Auricelio da Silva, condutor de moto por aplicativo, expressou gratidão pela recuperação de José e pelo cuidado recebido durante o tratamento. O reencontro do artesão com sua família em São Caetano, mesmo que marcado pela timidez, representa um recomeço após o episódio de violência sofrido. A esperança é que José possa superar as dores e criar novas memórias de saúde e felicidade ao lado de seus entes queridos.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo