ECONOMIA – Comitê de Monitoramento do Sistema Elétrico reduz saída de água de usinas hidrelétricas para preservar reservatórios nas regiões Sudeste e Centro-Oeste

Nesta quarta-feira (6), o Comitê de Monitoramento do Sistema Elétrico (CMSE) anunciou uma medida de redução da saída de água das usinas hidrelétricas de Jupiá e Porto Primavera, localizadas no Rio Paraná. A decisão foi tomada visando preservar os reservatórios, principalmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, devido aos níveis de chuva abaixo do esperado nos últimos meses.

Coordenado pelo Ministério de Minas e Energia, o CMSE avaliou que a redução da vazão permitirá preservar cerca de 11% do armazenamento de água na Bacia do Paraná até agosto, e aproximadamente 7% nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. Essas usinas estão situadas entre os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Até o final de fevereiro, os reservatórios de todo o Sistema Interligado Nacional apresentavam 66% de sua capacidade total, o que representa uma queda de 14,1% em comparação ao mesmo período do ano anterior. No Sudeste e Centro-Oeste, o percentual de armazenamento de água era de 65%.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, enfatizou a importância de garantir o suprimento energético e manter o nível dos reservatórios. Destacou ainda a necessidade do setor elétrico permanecer alerta para evitar imprevistos e priorizar a segurança dos consumidores.

Por sua vez, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) prevê que a vazão das usinas do país em março continuarão inferiores à média histórica para o período tipicamente úmido em curso. Essas projeções reforçam a importância das medidas adotadas pelo CMSE para assegurar a estabilidade do sistema elétrico nacional.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo