Votação do Projeto que Reforça Atuação dos Conselhos de Alimentação Escolar é Adiada por Falta de Quórum

Na terça-feira (26), a votação do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 90/2018, que tem como objetivo fortalecer a atuação dos Conselhos de Alimentação Escolar (CAEs) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), foi adiada devido à falta de quórum ocasionada pela obstrução das votações feita pela Oposição.

Os partidos PP, Republicanos e Novo, juntamente com o PL, foram os responsáveis pela obstrução do projeto. A Oposição manifestou-se contra as decisões do Supremo Tribunal Federal que, segundo eles, interferem em questões de competência do Poder Legislativo, como aborto, drogas, contribuição para sindicatos e marco temporal para reconhecimento de terras indígenas.

O PLC 90/2018 foi apresentado pela senadora atual e à época deputada Professora Dorinha Seabra (União-TO). O texto propõe que estados e municípios forneçam recursos financeiros, além das instalações físicas e recursos humanos, para que os CAEs funcionem plenamente.

A comissão responsável pela Educação já aprovou o projeto, que tem como relatora a senadora Damares Alves (Republicanos-DF).

Durante a discussão do projeto, o senador Carlos Viana (Podemos-MG) informou ter apresentado o PL 4552/2023, que visa garantir o reajuste anual dos valores destinados à merenda escolar com base na inflação.

Viana ressaltou que muitas crianças e jovens brasileiros só têm acesso a uma refeição adequada e saudável no ambiente escolar. Devido à vulnerabilidade social de várias famílias, os programas de transferência de renda e outras políticas assistenciais não são suficientes para garantir que todas as residências do país tenham alimentação apropriada e suficiente todos os dias.

É importante ressaltar que essa notícia é uma reprodução autorizada pela Agência Senado e, conforme solicitado, não foi citada a fonte original.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo