VISITA TÉCNICA: Detran/AL realiza fiscalização em centro de formação de condutores

Com a retomada das aulas práticas de direção veicular nos Centros de Formação de Condutores (CFCs), interrompidas em razão da pandemia do novo coronavírus, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas em parceria com o Sindicato dos CFCs, realizou na manhã desta quarta-feira (05), uma visita técnica para verificar se as instituições de ensino estão cumprindo a regras estabelecidas no protocolo sanitário após o treinamento realizado com os representantes do setor.

De acordo com o protocolo de retomada, as autoescolas devem realizar a limpeza constante dos veículos, e o aluno deve higienizar as mãos antes e depois de cada aula. O instrutor e o aluno devem estar utilizando máscara de proteção. Os alunos que irão realizar a aula prática de moto, devem obrigatoriamente levar o seu capacete para uso pessoal.

Na oportunidade, a equipe de fiscalização do Detran/AL acompanhou a medição de temperatura dos alunos, analisou os procedimentos de higienização dos veículos, além de verificar a sinalização para o distanciamento social, nas dependências da instituição de ensino.

“O Detran e o governo de Alagoas estão acompanhando os setores que estão fazendo a retomada das suas atividades e esse momento do retorno das aulas práticas é muito importante. O trabalho de fiscalização é essencial para que a sociedade possa voltar, de forma segura, a ter suas aulas que fazem parte do processo para retirar a primeira habilitação”, destaca o chefe de educação para o trânsito e controle de CFCs, Antonio Monteiro.

Monteiro reforça, que a visita técnica também teve o intuito de conferir se as autoescolas estão cumprindo o que foi repassado durante o treinamento com os representantes do setor, para garantir a segurança de todos os alagoanos que estão nesse processo.

O presidente do sindicato dos CFCs, João Batista, parabenizou a autarquia pela iniciativa salientando a importância do trabalho conjunto que visa proporcionar a segurança não só dos futuros condutores como dos profissionais responsáveis por ministrar as aulas de direção.

“A visita técnica realizada hoje nos centros de formação de condutores é de suma importância para observar o cumprimento das regras estabelecidas no protocolo de saúde do setor, haja vista não fazer sentido ter regras a se cumprir, e vir a relaxar nesse momento tão importante que é de não propagar o corona vírus aqui no nosso estado. O Detran de Alagoas está de parabéns pela iniciativa e nosso sindicato estará sempre à disposição”, reforça.

Linha de crédito

Depois de quase quatro meses parados, devido ao isolamento social, os donos de CFCs receberam uma linha de crédito para contribuir com a retomada das atividades do setor, através de uma parceria do Detran/AL com a Agência de Fomento de Alagoas (Desenvolve), junto ao Sindicato da categoria e a Federação do Comércio de Alagoas (Fecomércio). O Governo de Alagoas foi o único do país a conceder incentivo financeiro aos donos de CFCs, atendendo 130 empresas.




Botão Voltar ao topo