Visa notifica pocilgas clandestinos em Maceió e alerta para riscos à saúde pública devido à criação de suínos na zona urbana




A Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) e a Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) estão atuando para notificar pocilgas clandestinas em vários bairros da cidade. A criação de suínos na zona urbana de Maceió é uma prática proibida devido ao risco representado à saúde pública, aumentando os casos de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA). “Todas as pocilgas de Maceió estão sendo notificadas e, ao receber essa notificação, o proprietário terá um prazo para retirada dos porcos. Terminando o prazo sem realizar a retirada desses animais, nós iremos fazer o recolhimento deles”, explicou o chefe especial da Visa, Airton Santos.

Airton Santos reforça a importância de evitar o consumo de carne suína crua ou mal cozida, destacando os prejuízos à saúde que podem ser causados. “A ingestão de carne suína crua ou mal cozida oriunda de animais contaminados pela Taenia solium, que é a tênia da carne de porco, pode ocasionar grave infecção intestinal”, ressaltou ele.


Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo