Vigilância Sanitária de Maceió apreende 200 kg de alimentos estragados e vencidos em fiscalização em supermercados e feiras livres

A Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) realizou, no último fim de semana, uma operação para garantir a segurança alimentar da população da cidade. Durante a fiscalização, que aconteceu nos bairros do Prado, Trapiche, Levada, Mangabeiras e Jatiúca, foram apreendidos 200 kg de produtos estragados e com a validade vencida em supermercados e feiras livres.

Dentre os itens apreendidos, encontravam-se carne, frango, fígado bovino, hambúrguer, linguiça calabresa defumada, queijo, mortadela, biscoito e margarina. Esses alimentos são considerados impróprios para o consumo e representam graves riscos à saúde da população.

O chefe especial da Visa, Airton Santos, ressaltou a importância dessas fiscalizações para eliminar e prevenir possíveis ameaças à saúde da população. Segundo ele, o objetivo principal da Vigilância Sanitária é agir em prol da saúde, garantindo que os estabelecimentos forneçam produtos dentro do prazo de validade e cumpram todas as normas sanitárias.

Durante a operação, além de apreender os alimentos estragados, a Visa também ofereceu orientações educativas aos estabelecimentos para garantir que eles forneçam produtos adequados para o consumo da população. Para isso, é fundamental que os empreendedores estejam sempre atentos às normas sanitárias e realizem a gestão adequada de seus estoques, evitando problemas dessa natureza.

Os estabelecimentos onde foram encontrados os produtos impróprios foram notificados e poderão receber multas que variam de R$ 180,00 a R$ 19 mil, dependendo da gravidade do caso. Além disso, os alimentos apreendidos foram encaminhados ao descarte no aterro sanitário de Maceió.

Cabe ressaltar que a população também pode contribuir denunciando irregularidades observadas em estabelecimentos fora das adequações sanitárias. Para isso, basta entrar em contato com a Visa pelos telefones (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo WhatsApp (82) 98752-2000, que funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. As denúncias podem ser feitas de forma anônima, garantindo o sigilo do denunciante.

Em vista dessas ações, é importante que os maceioenses fiquem atentos aos produtos que adquirem, verificando sempre a validade e a qualidade dos alimentos. Afinal, a segurança alimentar é um direito de todos e deve ser garantida tanto pelos órgãos fiscalizadores quanto pelos próprios consumidores.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo