Vendas de Natal têm queda de 1,4% em comparação com o ano passado, aponta pesquisa da Serasa Experian.

O Natal é tradicionalmente uma das datas mais aguardadas pelo comércio, mas neste ano as vendas registraram a sua pior performance dos últimos três anos, de acordo com um levantamento da Serasa Experian. Mesmo a onda de calor que impulsionou a procura por ar-condicionado e ventiladores não foi capaz de alavancar os resultados da data, que apresentou uma queda de 1,4% durante a semana do feriado em comparação com o ano anterior.

A redução nas vendas foi ainda mais acentuada durante o fim de semana do Natal, entre os dias 22 e 24 de dezembro, com uma redução de 10,7% em relação ao mesmo período do último ano. Na cidade de São Paulo, as vendas do varejo físico também registraram queda, com uma diminuição de 1,2% durante a semana do feriado e 9,6% no final de semana em comparação com os mesmos períodos de 2023.

O economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, aponta como uma das justificativas para esse resultado o fato do dia 24 ter sido um domingo, um dia tradicionalmente mais fraco para o comércio. Mesmo com a maioria dos trabalhadores brasileiros recebendo o 13º salário, o fim do ano tem contrariado as apostas do varejo.

Essa performance fraca do Natal repete os resultados da Black Friday, que também frustraram o setor em novembro. Segundo Rabi, muitos brasileiros escolheram utilizar o 13º salário para pagar renegociações de dívidas, priorizando a reestruturação financeira em vez das compras e presentes de Natal.

O cenário de inadimplência marcando recordes neste ano pode ter influenciado essa decisão dos consumidores, que optaram por deixar as compras de Natal em segundo plano. O economista destaca que “com a inadimplência marcando números recordes este ano, a prioridade dos consumidores foi a reestruturação financeira ao optarem por utilizar o 13° salário para o pagamento e renegociação de dívidas”.

Diante desse cenário, o Natal de 2023 se destaca como um dos mais desafiadores para o varejo, que enfrenta dificuldades para impulsionar as vendas e superar as expectativas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo