Uncisal abre inscrições para primeiro curso de doutorado em Fonoaudiologia em Alagoas, em parceria com UFPB e UFRN

A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) anunciou na última terça-feira (2) a abertura do edital para o primeiro curso de doutorado em Fonoaudiologia oferecido no estado. O Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia (PPGFon) é fruto da parceria entre a Uncisal, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Os candidatos interessados em participar da seleção devem realizar suas inscrições no período compreendido entre os dias 2 e 9 de fevereiro. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente por meio do endereço eletrônico https://ppgfon.uncisal.edu.br/. Ao todo, estão sendo ofertadas 30 vagas, sendo que seis delas são provenientes da Uncisal.

O edital especifica que das seis vagas ofertadas pela Uncisal, quatro serão destinadas à ampla concorrência, uma vaga será reservada para servidores e docentes efetivos da instituição e outra vaga será destinada a candidatos que se autodeclararem como pretos, pardos, indígenas, pessoas com deficiência, ou pertencentes a povos e comunidades tradicionais. Podem participar portadores de diploma de graduação e mestrado em Fonoaudiologia ou áreas correlatas, conferidos por cursos reconhecidos pelo Conselho Nacional de Educação ou por órgãos competentes, inclusive de instituições estrangeiras.

O Curso de Doutorado tem como prazo máximo de duração 48 meses e as pesquisas serão direcionadas à linha de pesquisa “Desenvolvimento e reabilitação da audição e linguagem”. Tal campo de estudo se dedica à compreensão do desenvolvimento atípico e típico da audição e da linguagem, bem como suas inter-relações ao longo da vida em diversos contextos socioculturais, educacionais e populacionais. Além disso, o programa aborda também o processo de reabilitação por meio da investigação de métodos, técnicas e recursos tecnológicos aplicados à identificação, diagnóstico e intervenção nos distúrbios da audição e linguagem.

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Uncisal, Mara Ribeiro, destacou a importância desta conquista para a instituição. Segundo ela, a Uncisal tem investido significantemente na estruturação de seus programas de pós-graduação, contando atualmente com quatro cursos de mestrado e um de doutorado.

Para o coordenador do PPGFon em Alagoas, professor Pedro de Lemos Menezes, o resultado alcançado pela instituição é fruto do esforço coletivo e da relevância da produção científica para o estado e o país como um todo. No entanto, nenhum órgão ou pessoa foi citado como fonte.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo