UFAL – PPGCS da Ufal inicia ano letivo com aula inaugural sobre estudos longitudinais e população de Pelotas ministrada por renomada professora da UFPEL.

O Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) está prestes a iniciar o ano letivo com uma aula inaugural que promete trazer discussões relevantes sobre estudos longitudinais para a saúde da população. A aula, marcada para sexta-feira (22), às 10h, no auditório do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU), contará com a presença da renomada professora Luciana Tovo Rodrigues, do Centro de Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL).

A palestra da professora Luciana abordará os desafios e benefícios de estudos longitudinais para a saúde da população, tendo como exemplo as coortes de nascimentos de Pelotas. O evento será aberto ao público em geral, não sendo necessária inscrição prévia para participar. O coordenador do PPGCS, Marcelo Duzzioni, expressou sua satisfação em receber a professora Luciana para a aula inaugural do semestre.

Além da aula de abertura, a professora Luciana também terá outro compromisso na Ufal. Ela foi convidada para compor a banca de qualificação da mestranda Mikaele Monik Rodrigues Inacio da Silva, cujo trabalho aborda a análise da influência de polimorfismos em genes específicos na severidade de infecções por Plasmodium vivax. A banca está marcada para quinta-feira (21), às 10h, na sala do PPGCS.

Aproveitando sua visita à instituição, a professora Luciana também se reunirá com integrantes dos laboratórios de pesquisa do PPGCS para discutir questões relacionadas aos estudos longitudinais e à epidemiologia genética. Serão abordadas temáticas como doenças comuns, neurológicas e neurodegenerativas, considerando as características da população do estado de Alagoas.

Com um currículo extenso e reconhecimento acadêmico, a professora Luciana é graduada em Ciências Biológicas, mestre e doutora em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Participou de estágio sanduíche nos Estados Unidos e é atualmente coordenadora do Programa de Pós-graduação em Epidemiologia da UFPEL.

Seus estudos na área de genética e epidemiologia, com foco em transtornos psiquiátricos, renderam-lhe prêmios e reconhecimento internacional. Além disso, é membro afiliada da Academia Brasileira de Ciências e bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq. Sua presença e contribuição certamente enriquecerão o início das atividades do PPGCS da Ufal.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo