UFAL – Peruano de 54 anos tira nota 900 na Redação do Enem e busca naturalização brasileira após 20 anos de dedicação ao país.

Peruano de 54 anos tira nota 900 na redação do Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é conhecido por ser uma prova de extrema importância para milhares de estudantes brasileiros que almejam ingressar em universidades. E para o peruano Jorge Emiliano, de 54 anos, o desafio não foi apenas participar da prova, mas também superar as barreiras do idioma e da idade. Apesar das dificuldades, Jorge conseguiu uma nota impressionante de 900 na redação do Enem, e agora sonha em obter a nacionalidade brasileira.

O feito de Jorge Emiliano foi alcançado com a ajuda do projeto de extensão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), chamado “O Mil é Nosso”. O projeto oferece suporte e preparação para alunos da rede pública que desejam ingressar no ensino superior, e Jorge é um dos 83 alunos que se destacaram na prova do Enem.

A professora Lívia Soares, que acompanhou a evolução de Jorge, expressou seu orgulho pelo resultado alcançado pelo peruano. Ela destacou que, mesmo com as dificuldades da língua, da idade e dos anos fora da sala de aula, Jorge atingiu uma pontuação impressionante em seu primeiro Enem. A dedicação do aluno e sua participação ativa nas aulas on-line foram fundamentais para o seu desempenho excepcional.

Jorge Emiliano, que vive no Brasil há 20 anos, tem como objetivo principal regularizar sua situação documental para requerer a naturalização brasileira. Para atingir esse objetivo, ele teve que retomar os estudos e se dedicar ao Exame Nacional do Ensino Médio. Apesar das dificuldades com o idioma e a escrita, Jorge encontrou no projeto da Ufal o suporte necessário para praticar suas habilidades de redação e adquirir técnicas e estratégias para enfrentar a prova do Enem.

Após anos sem estudar, Jorge enfatizou que acredita na importância da educação e no poder de superação. Ele compartilhou que teve muita dificuldade com o idioma quando chegou ao Brasil, mas hoje já consegue se comunicar com mais facilidade. Apesar de ter obtido uma pontuação elevada na redação, sua média geral no Enem não foi suficiente para concorrer ao curso desejado na Ufal. No entanto, isso não o desanimou. Pelo contrário, o resultado do Enem o motivou ainda mais a buscar uma vaga em uma universidade federal.

Jorge agora almeja fazer o curso de Ciências Contábeis e continua se preparando para ingressar na universidade. Sua esposa e seus filhos são brasileiros natos, e em breve Jorge poderá se juntar a eles como um cidadão brasileiro naturalizado, mais um exemplo de determinação e superação. A história de Jorge Emiliano é inspiradora e demonstra que, com dedicação e apoio, é possível superar desafios e alcançar seus sonhos.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo