UFAL – Novo sistema de gestão acadêmica, módulo Sigaa Graduação, está liberado para consulta a partir desta terça-feira (26)

O novo sistema de gestão acadêmica, módulo Sigaa Graduação, foi liberado nesta terça-feira (26), trazendo uma série de novas funcionalidades que já estão disponíveis para consulta. Os dados referentes à graduação agora devem ser acessados por meio do novo módulo, que se encontra disponível no endereço https://sigaa.sig.ufal.br/sigaa. A decisão marca o desuso do antigo sistema, Sie Web, que a partir de agora estará ativo apenas para consulta.

Para os discentes, o novo módulo oferece a possibilidade de acessar o histórico, comprovante de matrícula e explorar todos os recursos disponíveis. Já para os docentes, será possível verificar se as turmas do período corrente estão completas, iniciar a digitação das notas e navegar pelos recursos adicionais no portal destinado ao professor. Além disso, comissões estão preparando tutoriais de uso e acesso ao novo sistema para a comunidade acadêmica, disponibilizando informações e orientações para os usuários de acordo com cada perfil.

Reinaldo Cabral, diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), assegurou que a equipe do setor está pronta para atender aos chamados caso algum usuário identifique diferença entre os dados que constavam no sistema anterior e os que foram migrados para o atual. Ele orienta que o usuário encaminhe os dados que divergem entre o antigo sistema e o Sigaa Graduação, juntamente com um breve descritivo que facilite o entendimento, para o e-mail atendimento@nti.ufal.br.

Em virtude das mudanças, a equipe do NTI pede compreensão caso o tempo para responder às solicitações de correção superem as expectativas, solicitando que os usuários tenham paciência durante o processo de adaptação ao novo sistema. A mudança para o Sigaa Graduação é alinhada à Resolução nº 114/2023 – Consuni/Ufal, que regulamenta o Regime Acadêmico dos Curso de Graduação da Ufal, e representa um avanço significativo para a gestão acadêmica da instituição.

O processo de migração para o novo módulo contou com a atuação da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA), Gerência de Registro e Controle Acadêmico (GRCA) e Coordenação de Registro Acadêmico (CRCA). Com a expectativa de trazer avanços para a gestão acadêmica, a migração para o Sigaa é parte de um esforço conjunto da Ufal para promover eficiência e transparência nos processos acadêmicos e administrativos para toda comunidade acadêmica e setores externos.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo