UFAL – Gestão central da Ufal busca parceria com banco Santander para concessão de bolsas estudantis em meio à limitação orçamentária.

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) está enfrentando um desafio em relação à assistência estudantil devido às limitações orçamentárias. Diante deste cenário, a gestão central da instituição tem buscado alternativas para garantir a permanência na universidade dos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Nesse contexto, o reitor Josealdo Tonholo se reuniu nesta quinta-feira (26) com representantes do banco Santander, localizado no Campus A.C. Simões, em Maceió. O objetivo do encontro foi avaliar a possibilidade de concessão de bolsas estudantis através dos programas de responsabilidade social e ações afirmativas oferecidos pela instituição bancária.

Tonholo destacou a importância de apoiar os estudantes em situação de vulnerabilidade. Ele ressaltou a parceria de anos da Ufal com o Santander, que já concedeu bolsas para intercâmbios de alunos em universidades estrangeiras. O reitor enfatizou que a ideia é buscar outras formas de manter os estudantes na instituição frente ao orçamento limitado para a assistência estudantil.

Durante a reunião, os representantes do Santander demonstraram interesse em estabelecer parcerias com a Ufal. Eles se colocaram à disposição para ouvir e entender como poderiam contribuir de forma diferente.

Além do reitor, estiveram presentes os pró-reitores Estudantil (Proest), Alexandre Lima; de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep), Wellington da Silva Pereira; de Extensão (Proex), Cézar Nonato; de Gestão Institucional (Proginst), Jarman Aderico, além de representantes da Graduação (Prograd) e da Pesquisa e Pós-graduação (Propep).

Alexandre Lima ressaltou a alta demanda por assistência estudantil na Ufal, afirmando que a lista de estudantes que precisam ser atendidos só aumenta a cada ano. Diante dessa realidade, a universidade está em busca de alternativas para atender essa demanda crescente.

Vale destacar que a Pró-reitoria Estudantil da Ufal oferece diversos programas de bolsas e auxílios para estudantes de todos os campi e unidades da instituição. Os programas visam atender estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com o objetivo de apoiar sua permanência na universidade e incentivar sua participação em atividades acadêmicas, de ensino, pesquisa e extensão.

Entre as modalidades de bolsas e auxílios oferecidos pela Ufal estão a Bolsa Pró-Graduando e os auxílios alimentação, moradia e creche. Para mais informações sobre esses programas, é possível acessar a página da Assistência Estudantil no site da Ufal.

Diante da limitação orçamentária na área da assistência estudantil, a Ufal se empenha em encontrar soluções que garantam a permanência dos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica na instituição. A parceria com o banco Santander pode ser uma alternativa promissora nesse sentido, fornecendo bolsas estudantis e auxiliando na manutenção dos alunos na universidade. O objetivo principal é garantir que esses estudantes tenham condições adequadas para desenvolver suas atividades acadêmicas e alcançar o sucesso em sua formação.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo