UFAL – Curso de Conversação em Libras capacita instrutores do Centro de Inclusão Digital da Ufal em ação de acessibilidade na universidade.

A Pró-reitoria Estudantil da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) promoveu recentemente um curso de capacitação para instrutores do Centro de Inclusão Digital (CID) localizado no Campus A.C. Simões, em Maceió. O evento, que ocorreu no início de março, faz parte das ações de melhorias da acessibilidade na instituição de ensino.

O curso de Conversação em Libras foi ministrado pelo estudante Fernando Alves Barboza, graduando em Letras-Libras na Ufal. A iniciativa teve como objetivo aprimorar a comunicação dos instrutores com estudantes com deficiência que frequentam o CID e necessitam dos serviços oferecidos no local.

Fernando, que também é bolsista, ressaltou a importância do curso: “Essa capacitação é fundamental para que os instrutores consigam se comunicar efetivamente com as pessoas surdas, ou pelo menos, iniciar um diálogo para compreender suas necessidades de auxílio no Centro de Inclusão Digital”.

O CID tem como propósito principal ampliar o acesso dos estudantes ao mundo digital, promovendo o uso da tecnologia por meio da oferta de diversos cursos na área de Informática. Além disso, o centro realiza outros treinamentos relevantes, bem como fornece atendimento individualizado aos estudantes.

A Proest planeja realizar, em breve, a mesma capacitação para servidores e terceirizados que atuam com assistência estudantil em todos os campi da Ufal. Essa iniciativa reforça o compromisso da instituição em promover a inclusão e a acessibilidade em seu ambiente acadêmico.

Com essas ações, a Ufal busca garantir um ambiente mais inclusivo e acessível para todos os seus estudantes, independentemente de suas necessidades específicas. A iniciativa reforça o compromisso da universidade em promover a igualdade de oportunidades e a valorização da diversidade em seu espaço educacional.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo