UFAL – CITox realiza atividades educativas sobre toxicologia em parceria com o Instituto Butantan em Maceió-AL

Entre os dias 18 e 22 de setembro, o Centro de Informações Toxicológicas (CITox), um programa de extensão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), estará realizando uma série de atividades com o objetivo de popularizar a ciência da toxicologia. O programa busca promover a educação em saúde entre adolescentes e jovens da rede pública e privada de ensino em Maceió, Alagoas. Para isso, conta com a participação e parceria de pesquisadores do renomado Instituto Butantan.

De acordo com a professora Aline Fidelis, coordenadora do CITox, o público-alvo do evento são estudantes do ensino fundamental, séries finais, e do ensino médio. Todos foram convidados a participar através de suas escolas e receberão transporte providenciado pela Secretaria Municipal de Educação de Maceió. Vale ressaltar que essas escolas já estão envolvidas com o CITox em ações de Educação em Saúde, focadas na prevenção ao uso de substâncias psicoativas.

A programação das atividades começa com uma dramatização no dia 18 de setembro, intitulada “CITox nas escolas e Escolas na Ufal: julgamento dos agrotóxicos”. Essa atividade busca trabalhar de forma contextualizada a toxicidade dos agrotóxicos, utilizando uma abordagem figurada de “julgamento”. A dramatização será realizada no auditório da Reitoria e contará com a participação dos estudantes da turma de Toxicologia da graduação de Farmácia, além de estudantes de pós-graduação do ICF e de outras unidades da Ufal, como o Instituto de Ciências Biológicas (ICBS) e o Instituto de Química e Biotecnologia (IQB).

No dia 20, será realizado o Simpósio Zebrafish, das 9h às 12h. Essa atividade, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas do ICF, é desenvolvida em colaboração com o Instituto Butantan. O simpósio tem como público-alvo estudantes e professores de graduação e pós-graduação da Ufal e contará com a participação de quatro pesquisadores do Butantan.

Além disso, nos dias 21 e 22, o CITox estará presente na Semana de Extensão da Ufal, oferecendo o minicurso “Divulgação Científica e Ciência para Todos: experiências de sucesso” e a oficina “Zebrafish: Brincando para Aprender”. Essas atividades fazem parte de uma semana dedicada à extensão universitária, com o intuito de compartilhar conhecimento científico de forma acessível e interativa.

O CITox está empenhado em disseminar a importância da toxicologia e em promover a conscientização sobre os riscos do uso de substâncias tóxicas. Através dessas atividades, busca-se estimular o interesse dos jovens pela ciência e proporcionar um ambiente educativo e informativo no qual eles possam adquirir conhecimento e desenvolver habilidades. Com a parceria do Instituto Butantan, renomado centro de pesquisas, o programa ganha ainda mais respaldo e reconhecimento no campo da toxicologia.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo