UFAL – 1º Seminário de Sustentabilidade e Segurança Alimentar da Ufal reúne especialistas para discutir o futuro da agricultura e do meio ambiente

Na última terça-feira (27), o Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) foi palco do 1º Seminário de Sustentabilidade e Segurança Alimentar (I SSSAL), um evento organizado pelo 9º período de Agronomia em parceria com os professores Cícero Adriano e Valdevan Rosendo. A abertura do seminário contou com a presença de diversas autoridades e representantes de instituições ligadas à agricultura e ao desenvolvimento sustentável.

Durante a cerimônia de abertura, destacou-se a homenagem ao reitor honorário da Ufal, professor Rogério Pinheiro, em reconhecimento ao seu legado democrático na gestão da Universidade. Em sua palestra, Pinheiro abordou questões relacionadas à evolução da agricultura, saúde, sustentabilidade e ética, além de denunciar a falta de alimentos para a população mais vulnerável e os problemas causados pela ausência de saneamento básico.

Um dos pontos altos do evento foi a mesa redonda que discutiu a Agroecologia e o Desenvolvimento Territorial Sustentável, com a participação de renomados especialistas da área. O professor Cícero Adriano apresentou as conclusões de sua tese de doutorado realizada na Espanha, destacando a importância da agroecologia e do desenvolvimento sustentável nos territórios da Mata e Agreste Alagoano.

Adriano ressaltou a importância de estratégias para mitigar os desafios enfrentados pela juventude rural, como o uso de pequenas máquinas na agricultura, o desenvolvimento da agroecologia e a produção de adubos orgânicos. Além disso, enfatizou a relevância dos movimentos sociais para promover a agroecologia, preservar a cultura rural e o meio ambiente.

O seminário também abordou a importância das cooperativas de agricultores como ferramentas essenciais para o barateamento dos alimentos e o combate à fome. A distribuição de copos plásticos personalizados e doação de lanches com frutas da região evidenciaram a necessidade de mudanças de hábitos e padrões de consumo em prol da sustentabilidade.

No segundo dia do evento, ocorreram palestras sobre tecnologia na agricultura e crédito de carbono, seguidas de mini-cursos durante a tarde. O 1º Seminário de Sustentabilidade e Segurança Alimentar deixou claro que a promoção da agroecologia e do desenvolvimento sustentável são fundamentais para garantir a segurança alimentar e o bem-estar das comunidades rurais.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo