TRE/AL cria Comitê Intersetorial para Assuntos Indígenas visando fortalecer direitos eleitorais e cidadania dos povos originários em Alagoas

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) anunciou a criação do Comitê Intersetorial para Assuntos Indígenas, como parte de um esforço para reconhecer os direitos fundamentais dos povos originários e promover a cidadania e a democracia. A medida foi oficializada por meio de uma Portaria da Presidência do Tribunal, publicada no Diário da Justiça Eletrônico (DJE) em 19 de abril, data em que se celebra o Dia dos Povos Indígenas.

Sob a gestão do desembargador Klever Rêgo Loureiro, o TRE de Alagoas lançou o projeto “Meu Título Indígena”, com o objetivo de levar serviços eleitorais às comunidades indígenas do estado e oferecer palestras educativas para estudantes locais. Em junho de 2023, quando o projeto foi iniciado, apenas 202 indígenas estavam registrados como eleitores em Alagoas.

Desde então, o número de eleitores indígenas autodeclarados aumentou significativamente, passando de 202 para 2914 em apenas cinco meses de atividade do projeto “Meu Título Indígena”. O presidente do TRE/AL comemorou o crescimento e destacou a importância da instituição do Comitê Intersetorial para ampliar o debate e fortalecer a iniciativa cidadã.

O Comitê Intersetorial será liderado pelo desembargador eleitoral Rodrigo Malta Prata Lima e incluirá membros do Tribunal, da Fundação Nacional do Índio (Funai) e do governo estadual de Alagoas. Suas atribuições incluem o planejamento de ações para fortalecer a participação eleitoral dos indígenas, respeitando suas tradições e costumes, e combater a sub-representatividade desse grupo na Justiça Eleitoral.

Com a criação do Comitê Intersetorial para Assuntos Indígenas, o TRE de Alagoas demonstra um compromisso renovado com a garantia dos direitos e a promoção da cidadania dos povos originários, em um esforço conjunto para fortalecer a democracia e a inclusão social no estado.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo