Tonholo e Eliane garantem vitória nas eleições para reitoria da Ufal, com 74% dos votos, consolidando novo mandato.

Na última quarta-feira (2), o professor Josealdo Tonholo foi reeleito para o cargo de reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), ao lado da vice-reitora Eliane Cavalcante. O resultado foi anunciado e celebrado, com festa, no campus A.C. Simões, em Maceió, e nos demais campi da instituição. A nova gestão da Ufal assumirá o comando da Universidade no período de 2024 a 2028, com a posse marcada para janeiro do próximo ano.

Joselado Tonholo e Eliane Cavalcante conquistaram 74% dos votos válidos, sendo 1293 votos de professores, 1180 de técnicos e 3923 de estudantes. Ao todo, 10.161 membros da comunidade acadêmica da Ufal participaram do processo eleitoral. Por outro lado, a chapa concorrente, encabeçada pelos professores Rita Souto Maior e João Xavier, obteve apenas 26% dos votos, com 327 votos de docentes, 158 de técnicos e 3280 de estudantes. A votação ocorreu exclusivamente pela internet, com pontos de votação presenciais para eleitores com dificuldade de acesso ao sistema remoto. Além disso, pela primeira vez, aposentados foram autorizados a votar na eleição do reitor.

“Esta foi uma vitória da democracia, do respeito, do diálogo e do reconhecimento de uma gestão que, em colaboração com estudantes, técnicos e docentes, conseguiu levar a Ufal avançar, mesmo diante de desafios como a pandemia e os cortes no orçamento. Gostaria de agradecer a toda a comunidade da Ufal e reafirmar que continuaremos avançando, respeitando a todos e desenvolvendo nossa instituição, tanto na capital quanto no interior. Em relação a mim, continuarei dedicando minha vida à Ufal e a Alagoas, retribuindo com meu trabalho e dedicação todo o amor que Alagoas e a Ufal me ofereceram e continuam oferecendo”, afirmou Tonholo.

A vice-reitora, por sua vez, ressaltou que “após superar obstáculos nunca antes vividos em nossa Universidade, chegamos a esta eleição pregando a união de professores, técnicos e alunos, bem como o debate ético e transparente sobre o que fizemos e o que faremos em benefício de toda a nossa comunidade acadêmica. Vivemos muitos desafios desde 2020 até o momento, mas tenha certeza de que ainda há muitas conquistas a serem alcançadas. Todos nós, através do trabalho coletivo de nossa comunidade, progredimos muito. E agora, neste novo ciclo de gestão, iremos avançar ainda mais”, enfatizou Eliane.

Com a reeleição assegurada por uma ampla maioria da comunidade acadêmica, nos três segmentos, Tonholo e Eliane garantiram que seus nomes serão a primeira opção na lista tríplice que será encaminhada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A nomeação do reitor cabe ao presidente, com base na lista enviada pelo Consuni (Conselho Universitário) da Ufal. Em declarações recentes, o presidente afirmou que vai respeitar os resultados das eleições nas universidades, sempre nomeando o primeiro colocado nas consultas às comunidades.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo