Terra poderá sofrer impacto de múltiplas erupções solares nos próximos dias alerta Centro de Previsão de Tempo Espacial dos EUA

Nos próximos dias, a Terra poderá sofrer os impactos de múltiplas erupções solares identificadas entre o último domingo, 21, e esta terça-feira, 23, de acordo com o Centro de Previsão de Tempo Espacial, da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), dos Estados Unidos. Essas erupções solares são fenômenos que se caracterizam pela ejeção de massa coronal (CME) que, ao chegar à Terra, pode causar uma tempestade geomagnética, resultando no surgimento de auroras boreais e instabilidade em aparelhos que funcionam por onda de rádio de alta frequência.

As erupções de massa coronal também são popularmente chamadas de tempestades solares, e elas podem afetar os sistemas de telecomunicações, satélites e a eletricidade. O NOAA emitiu um alerta afirmando que “múltiplas erupções solares e erupções de filamentos solares foram observadas de 21 a 23 de janeiro de 2024”. O órgão informou ainda que os resultados das análises mostram impactos potenciais na Terra já no final do dia 24 de janeiro, com impactos mais prováveis entre 25 e 26 de janeiro de 2024.

O NOAA também alertou que os meteorologistas preveem níveis de tempestade geomagnética G1-Minor durante esses três dias, com níveis de tempestade mais elevados possíveis se ocorrer um impacto mais direto e/ou uma conexão mais forte com as linhas do campo magnético da Terra. O órgão, no entanto, não informou a gravidade do fenômeno que atingirá a Terra nos próximos dias.

Em outro alerta, o NOAA previu a possibilidade de uma tempestade geomagnética na Terra, de nível moderado, devido a uma CME expelida do Sol no último sábado, 20. O órgão previu que essa erupção solar pudesse provocar influências no nosso planeta entre os dias 22 e 23 de janeiro.

O Centro de Previsão de Tempo Espacial enfatizou que as “erupções não são incomuns” e que o público “não deve se preocupar”, mas informou que o fenômeno da aurora boreal pode se tornar visível nos EUA nos Estados entre Nova York e Idaho. A física espacial Tamitha Skov também alertou para a chegada de duas tempestades solares à Terra nos dias 22 e 23 de janeiro.

Enquanto o impacto exato dessas erupções solares ainda não foi determinado, as autoridades e especialistas recomendam que a população esteja atenta aos possíveis efeitos, como distúrbios nas comunicações, eletricidade e a possibilidade de testemunhar um belo espetáculo de auroras boreais em algumas regiões.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo