TELEPSICOLOGIA – como a Covid ampliou a forma de atuação do psicólogo

Durante os anos que profissionais das mais diversas profissões tiveram que se reinventar em função do distanciamento social vindo com a pandemia da Covid-19, surgiram diversas formas de trabalho, o que reforçou algumas maneiras preexistentes, como é o caso do home office e o formato híbrido.

Uma das profissões que teve que se reestruturar foi a Psicologia, com a Telepsicologia, que mesmo que já fosse uma realidade dentro da profissão, inclusive normatizada pelo Conselho, acabou sendo fortalecida e propagada em uma escala ainda maior.

Karoline Helcias, psicóloga e Coordenadora do curso de Psicologia do Centro Universitário Tiradentes (Unit/AL), diz que durante o período da pandemia, a procura por esse serviço remoto foi ainda maior, o que acabou fazendo com que o Conselho de Psicologia necessitasse ampliar as limitações do normativo já existente.

“Antes da pandemia, essa forma de atendimento já acontecia, mas com mais limitação e controle. Com a Covid-19 e suas restrições, o Conselho sentiu a necessidade de ampliar, possibilitando atendimentos através de celulares e computadores, e não necessariamente dentro do site que antes era disponibilizado. Novos profissionais agregaram esse serviço em seus consultórios, pois a demandas de pacientes assistidos com crise de ansiedade e medo que existiu durante esse período aumentou muito”, comenta.

A psicóloga ressalta como essa modalidade de atendimento foi bem aceita dentro da sociedade, e como o papel do psicólogo ganhou outra perspectiva.

“Ainda hoje, mesmo com nosso retorno aos atendimentos presenciais, conseguimos enxergar a possibilidade da permanência desse serviço. Afinal, esse ambiente remoto possibilitou o diálogo que o ambiente terapêutico limita, podendo atender pacientes de outros estados e até mesmo países. E, além desses benefícios, essa modalidade de atendimento também traz para o profissional uma redução de custos com espaço físico. A pandemia da Covid-19 mostrou como a especialidade é importante, e que a telepsicologia veio para ficar, afinal, quando nossa saúde mental é assistida, outros nichos de nossa vida também ficam bem assistidos. A pandemia enfatizou a importância de nossa ciência”, assinala.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo