Sorteio define confrontos eliminatórios da primeira fase da Copa do Brasil, que terá estreantes e times tradicionais.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizou um sorteio na tarde desta terça-feira (30) para definir os 40 confrontos eliminatórios da primeira fase da Copa do Brasil, que terá início no dia 21 de fevereiro. Nesta etapa inicial, 80 dos 92 clubes participantes entrarão em ação, com o restante se juntando na terceira fase, que será composta por jogos de ida e volta. A CBF ainda não divulgou o calendário com datas e horários das partidas.

O primeiro confronto definido foi do Cruzeiro, maior campeão da história da Copa do Brasil com seis títulos, que enfrentará o Sousa-PB na cidade sede do clube paraibano. Segundo o regulamento do torneio, os times mais bem colocados no Ranking Nacional de Clubes (RNC) iniciarão as partidas fora de casa, porém terão a vantagem do empate para avançar à próxima fase. Além do Cruzeiro, equipes como Corinthians, Fortaleza e Bahia terão que buscar a classificação fora de seus domínios.

Dentre os estreantes na competição, está o Audax-Rio, de Angra dos Reis (RJ), que fará sua estreia enfrentando a Portuguesa-RJ. Além disso, haverá um clássico tocantinense entre Capital e Tocantinópolis, ambos estreantes na Copa do Brasil. Os outros clubes que participarão pela primeira vez do torneio são Água Santa, Amazonas-AM, Manauara-AM, Olaria-RJ, Grêmio Atlético Sampaio-RR, Itabuna-BA e Petrolina-PE.

Os dois vencedores de cada grupo na primeira fase avançarão para a etapa seguinte, que também será eliminatória e realizada em jogo único. Em caso de empate, a definição ocorrerá através de cobranças de pênaltis. A partir da terceira fase, se juntarão os times classificados e mais dois clubes: Palmeiras, Grêmio, Atlético-MG, Flamengo, Fluminense, São Paulo, Botafogo e RB Bragantino, que serão os representantes brasileiros na Copa Libertadores, além de Athletico-PR (nono colocado na Série A do Brasileirão 2023), Ceará (campeão da Copa do Nordeste), Goiás (campeão da Copa Verde) e Vitória (campeão da Série B).

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo