SMS promove capacitações para unidades de saúde visando aumento das coberturas vacinais e alinhamento para campanha de multivacinação.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Maceió está promovendo uma série de capacitações para as unidades de saúde de todos os distritos sanitários da cidade. Através da Coordenação Técnica de Imunização (CTI), os treinamentos têm como objetivo pensar estratégias para aumentar as coberturas vacinais das crianças e alinhar as ações para a campanha de multivacinação.

O primeiro dia das capacitações contou com a participação de servidores dos 6º e 3º distritos sanitários. Nesta terça-feira (12), será a vez dos servidores do 4º distrito. A coordenadora técnica de Imunização de Maceió, Eunice Amorim, enfatizou a importância dessas capacitações e do planejamento para o sucesso das atividades de vacinação.

Durante os encontros, a equipe da Imunização tem apresentado a importância do Microplanejamento (MP), que é uma metodologia simples e de baixo custo baseada nas características locais da população-alvo. Esse planejamento ajuda na execução, monitoramento, supervisão e avaliação das atividades de vacinação.

Dentre as capacitações, também foi realizado um alinhamento sobre a Campanha de Multivacinação, que acontecerá entre os dias 30 de setembro e 14 de outubro. Essa campanha tem como público-alvo crianças e adolescentes de até 14 anos de idade e visa a atualização da caderneta de vacinação.

“A Campanha de Multivacinação não é uma dose adicional, mas sim uma atualização da caderneta, é um chamamento nacional para focar na importância de manter as vacinas em dia”, explicou Eunice Amorim.

O processo de Microplanejamento faz parte das Atividades de Vacinação de Alta Qualidade (Avaq) e tem como objetivo resgatar as altas coberturas vacinais dos programas de rotina e outras estratégias de vacinação. Esse processo ocorre de forma ascendente, iniciando nas unidades de saúde e subindo até o nível nacional.

Essas capacitações estão sendo realizadas em todas as unidades de saúde dos distritos sanitários da capital. A expectativa é que esses treinamentos contribuam para aumentar as coberturas vacinais e garantir a proteção da população contra doenças imunopreveníveis.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo