SMS/MACEIÓ: secretário Jose Thomaz Nono, planeja e avança no desenvolvimento de assistência a população Maceioense

O planejamento cotidiano, na maioria das vezes, é feito de forma intuitiva ou pouco sistematizada. Quando se pretende alcançar objetivos complexos e, mais, de fazê-lo coletivamente, torna-se ainda mais evidente não só o quanto é importante planejar, como é, também, imprescindível contar com um método de planejamento. O professor Chorny (1998) diz que planejamento não é fazer plano e, segundo Matus (1989): “o plano é um produto momentâneo de um processo de planejamento.” Funciona como um instrumento para, em determinados momentos, permitir o compartilhamento e/ou a negociação dos projetos elaborados. O plano nunca está acabado, mas tem que estar sempre pronto, para orientar a ação da equipe que planeja.

Planejar as ações que estão sendo executadas desde do começo do 2020, o secretário municipal de saúde José Thomaz Nonô coloca em pratica junto com os gerentes de unidades de saúde os processos do planejamento, baseado nas dificuldades do ano de 2019. O gestor agradeceu o empenho dos gerentes e servidores das unidades, e destacou a importância de prestar um atendimento cada vez melhor à população. “O objetivo é agradecer e destacar as melhorias, mas também pontuar que há sempre pontos para avançar. A SMS melhorou muito, porque a maioria dos servidores procura fazer, da melhor forma possível, o que tem que fazer”, frisou o secretário. “A gente precisava alinhar com todos os gerentes das unidades, traçando metas para que em 2020 eles possam cumprir. E a cada três meses a gente avalia o que está acontecendo”, explicou Nadja Tenório, secretária-adjunta de Saúde.

Reuniões mensais são programadas para acompanhamento das metas e auxílio nas possíveis dificuldades. “Os números melhoraram bastante. Nós temos uma curva ascendente e números de 150%, 200% de aumento de índices. Então, estamos muito bem, mas ainda temos muito o que fazer”, pontuou Nadja. Dentro da realidade do planejamento, o secretário Municipal de Saúde, José Thomaz Nonô, garantiu junto ao Ministério da Saúde recursos da ordem de R$ 13,9 milhões para a construção de seis unidades e aquisição de equipamentos para Média Complexidade junto ao Ministério da Saúde. “Com isso nós garantimos mais acesso à população por meio do serviço público, resultando em qualidade e acesso aos serviços”, explicou a diretora de Gestão em Planejamento em Saúde, Sônia Moura.

No combate do COVID-19, Secretário destaca atuação do Município para casos suspeitos de Corona vírus, Ele mesmo participou de um workshop realizado pelo Cremal, com objetivo de capacitar os profissionais para atendimento e diagnóstico dos casos suspeitos de Corona vírus o secretario destaca uma ferramenta importante nos auxilio a população, Call Center da Saúde para tirar dúvidas de usuários. Atendimentos serão realizados por médicos e enfermeiros, das 7h às 19h com o objetivo de esclarecer e orientar os maceioenses sobre dúvidas na área de saúde, sejam elas relacionadas ao novo corona vírus e outros assuntos. Segundo o secretário José Thomaz Nonô, a iniciativa reduzir o número de pessoas expostas à contaminação da covid-19. “Nossos usuários, muitas vezes, só precisam de uma orientação. Com o call center teremos especialistas prontos para atender e auxiliar as pessoas, sinalizando como agir em cada situação”, disse.

No alinhamento das ações, Secretário faz videoconferência com gerentes de unidades, objetivando um combate de enfrentamento ao novo corona vírus e a campanha de vacinação contra a influenza. Seguindo ainda a recomendação para evitar aglomeração, a reunião online auxilia a equipe técnica da SMS a dar direcionamentos aos gerentes, que serão passados aos servidores. Durante a videoconferência, o secretário destaca também a atuação dos profissionais no combate à covid-19 e na imunização dos idosos, profissionais da área da saúde e outras categorias. Também ouvi avanços em sistemas de tecnologias e transparências, com o objetivo de dar mais clarezas a suas ações, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) lançou um novo sistema para recebimento de propostas de preços, que pode ser acessado pelos fornecedores interessados em participar dos processos de cotação no site.

De acordo com a diretora de Gestão Administrativa da SMS, Dayse Amâncio, o objetivo é manter o sigilo das propostas até o horário definido para o encerramento do prazo de recebimento. “Desta forma, o servidor responsável pela análise dos preços só terá acesso aos valores ofertados no momento estabelecido pelo sistema, que emite relatório com os dados e horário de acesso, garantindo assim a imparcialidade do processo das compras emergenciais”, explica. É assim que segue o planejamento e desenvolvimento da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió, valorizando o dinheiro público para os que necessitam de saúde, concluiu o secretário José Thomaz Nono.

Matéria: Kennedy Luiz




Botão Voltar ao topo
Fechar