Shoppings do Rio têm boas expectativas para vendas de Natal após crescimento de até 15% no fluxo de clientes em dezembro.

Neste ano, mesmo com o dia 23 de dezembro caindo em um sábado, aqueles que deixaram as compras de Natal para a última hora ainda tiveram a chance de correr aos shoppings no domingo para garantir os presentes e os ingredientes da ceia. Ao contrário do que se esperava, os shoppings não estavam lotados no domingo, mas a expectativa é de um crescimento de até 15% nas vendas e 20% no fluxo em dezembro.

Com a ausência de eventos como a Copa do Mundo e as eleições, que dividiram a atenção e o bolso dos consumidores no ano passado, muitas famílias anteciparam suas compras. Segundo representantes dos shoppings, o calendário mais livre neste ano permitiu que as pessoas se organizassem com mais tranquilidade, evitando o desespero de última hora.

Gustavo Rodrigues, superintendente do Shopping Rio Sul, comenta que as vendas neste ano têm sido positivas, mostrando que o impacto da pandemia na economia parece ter ficado para trás. Até novembro, as vendas já haviam crescido 12% em comparação a 2022. No Shopping Leblon, o superintendente Rodrigo Lovatti também afirma que o fluxo de pessoas neste fim de ano está 20% maior em relação ao ano passado e ao período pré-pandemia.

De acordo com o gerente de marketing Alisson Mori, as compras no Shopping Nova América também foram mais distribuídas ao longo do mês, e o estabelecimento estendeu seu horário de funcionamento até meia-noite para atender à demanda de clientes que ainda deixam as compras para a última hora.

A engenheira Julia Cruz, de 40 anos, foi uma das pessoas que aproveitaram a manhã de domingo para garantir os últimos presentes que faltavam. Ela observou que os preços ainda estão elevados, optando por produtos de tíquete menor. No entanto, nem todos os shoppings estenderam o horário de funcionamento: no Norte Shopping, na Zona Norte do Rio, a gerente de marketing Camila Zafalon relata que o fluxo de vendas em dezembro tem se mantido acima do registrado no ano anterior.

Com a última semana antes do Natal registrando um dos maiores fluxos do ano, segundo Zafalon, espera-se que as vendas de dezembro sejam acima da média em comparação com o ano anterior. Assim, mesmo com o calendário mais livre, muitos consumidores ainda deixaram suas compras para a última hora, mas as expectativas de vendas para o mês são positivas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo