O encontro contou com a presença de um público diversificado, composto por brasileiros e estrangeiros, que colaboram para fortalecer o turismo nacional. Após uma pausa de 12 anos, o Salão Nacional do Turismo voltou em sua sétima edição, ocupando um espaço de 25 mil m² em áreas temáticas, contemplando cinco grandes eixos do turismo: sol e praia, ecoturismo, turismo rural, turismo cultural e turismo de tendências. Além disso, o evento ofereceu aos visitantes a oportunidade de participar de palestras com especialistas do turismo.
A secretária de Estado do Turismo, Bárbara Braga, destacou a importância do evento como uma oportunidade de reunir todos os segmentos do turismo do país e fomentar os atrativos turísticos de cada destino nacional. Segundo ela, o Salão do Turismo proporcionou a troca de contatos e conhecimentos que enriqueceram o setor, destacando a pluralidade turística do Brasil.
Durante o evento, Alagoas marcou presença no Espaço Experiências com o turismo de sol e mar, no Espaço Artesanato com a exposição de produtos locais, e no espaço Destinos Turísticos Inteligentes, com destaque para o município de Penedo e boas práticas de acessibilidade. Além disso, a gastronomia e a cultura alagoanas também foram representadas no Salão do Turismo.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, ressaltou que o evento foi uma oportunidade única de apresentar a diversidade brasileira no setor do turismo, reunindo os principais produtos turísticos ofertados pelas 27 unidades da Federação Brasileira em um único lugar. Ele destacou a importância do turismo como o segundo maior gerador de empregos do país.
O Salão Nacional do Turismo foi um marco importante para o turismo nacional, proporcionando visibilidade e valorização dos destinos brasileiros, além de estimular o turismo sustentável e responsável. O evento reafirmou o potencial do Brasil como um país rico em diversidade cultural, natural e turística, além de promover a integração e o desenvolvimento econômico por meio do turismo.