Sessão especial promove debate sobre medidas para fortalecer a cultura de Alagoas. #FortalecimentoCultural #DebateAlagoano

A Assembleia Legislativa de Alagoas realizou nesta segunda-feira, 28, uma sessão especial para discutir o fortalecimento da cultura alagoana, atendendo a uma solicitação da deputada Fátima Canuto (MDB). A parlamentar ressaltou a importância de valorizar e preservar a cultura popular, afirmando que é necessário implementar políticas públicas e ouvir as demandas dos envolvidos nesse setor.

Durante a sessão, foram realizadas apresentações de grupos carnavalescos, como o Leão de Aço e os Caçadores, além da banda de fanfarra Rubens Canuto, da cidade de Pilar. Fátima Canuto destacou que as manifestações culturais dão vida às tradições de um povo e contam a história e raízes de uma região. Em Alagoas, a cultura popular é rica e diversificada, podendo ser apreciada de diversas formas, cores e ritmos.

A deputada ressaltou que para manter viva a cultura popular é necessário fortalecê-la por meio do reconhecimento, valorização, estruturação, políticas públicas, incentivo e investimento. Ela ressaltou a importância desse debate para ouvir as demandas dos artistas e artesãos alagoanos, destacando a relevância do setor não apenas para a cultura, mas também para a economia sustentável e criativa do estado.

Durante a sessão, o presidente da Federação das Organizações da Cultura Popular e do Artesanato Alagoano (Focuarte), João Lemos, destacou a importância de discutir a cultura alagoana na Assembleia Legislativa. Ele ressaltou a preocupação em fortalecer as manifestações culturais e criar oportunidades para que os mestres da cultura popular possam transmitir seus conhecimentos para a juventude.

A museóloga e folclorista Carmem Lúcia Dantas também enfatizou a importância da cultura alagoana e da sessão. Ela destacou que o desenvolvimento pleno do estado precisa estar em parceria com o desenvolvimento cultural e a valorização das tradições locais. Na Assembleia Legislativa, é possível propor medidas que visam atender às demandas dos artistas e transformar os sonhos em leis.

Além da deputada Fátima Canuto, compareceram à sessão a deputada Rose Davino (PP), o vereador Luiz Carlos de Pilar, o presidente da Federação das Associações dos Artesãos do Estado de Alagoas, Sérgio Nascimento, o secretário de Cultura de Pão de Açúcar, Igor Luiz, o secretário executivo de Políticas Públicas da Secretaria de Cultura de Alagoas, Milton Muniz, a presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Alagoas, Elia Pontes, familiares das homenageadas e representantes da cultura alagoana.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo