Sesau alerta população alagoana sobre medicamentos contraindicados para dengue e recomenda cuidados no tratamento da doença.

A Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) emitiu um comunicado importante orientando a população alagoana sobre os medicamentos que são contraindicados para pessoas diagnosticadas com dengue ou que estejam com suspeitas de infecção pela doença. A recomendação é evitar o uso de anti-inflamatórios, corticoides e antibióticos, visto que o uso dessas substâncias pode agravar os sintomas da dengue. A automedicação também deve ser evitada, pois pode prejudicar o tratamento adequado e piorar o quadro viral do paciente.

Segundo o chefe de Gabinete de Combate às Doenças Infectocontagiosas da Sesau, médico infectologista Renee Oliveira, os antibióticos costumam ser a primeira procura das pessoas sem o devido conhecimento. No entanto, ele ressalta que essas substâncias não são recomendadas para casos de dengue, uma vez que se trata de uma doença viral. Da mesma forma, os anti-inflamatórios conhecidos popularmente como AAS ou aspirina não devem ser utilizados, pois podem interferir na função das plaquetas e dificultar a correta coagulação do sangue, além de causar irritação no estômago.

O infectologista também alerta para os corticoides, que não devem ser usados na fase inicial de doenças virais, pois podem reduzir e atrapalhar a resposta imune do corpo. Entre os medicamentos que não devem ser ingeridos em casos de diagnóstico ou suspeita de dengue estão o Ibuprofeno, Naproxeno, Varfarina, Cetoprofeno, Indometacina, Dexametasona, Diclofenaco e Prednisolona.

Por outro lado, o infectologista recomenda o uso de analgésicos, como o paracetamol, e antitérmicos, como a dipirona, para diminuir dores e mal-estar provocados pela doença. Além disso, é fundamental manter-se hidratado, ingerindo bastante água, soro caseiro e água de coco. No entanto, é importante ressaltar que um médico deve ser procurado imediatamente caso os sintomas continuem.

O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, destacou a importância de divulgar informações de fontes confiáveis para salvar vidas, alertando para os perigos da automedicação. Por fim, é importante frisar que os principais sintomas da dengue são febre alta, dor de cabeça, nos ossos e articulações, dor atrás dos olhos, manchas pelo corpo, náuseas, tontura e cansaço, entre outros.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo