Servidores da Educação participam de aula prática do Curso de Libras

Técnicos da Secretaria Municipal da Educação de Maceió (Semed), participaram do segundo módulo do Curso de Libras, com aula prática em Língua de Sinais na manhã desta sexta-feira (21). O momento contou com a presença de 30 servidores na parte da manhã, e espera mais 30 no horário da tarde. A aula ocorreu no Auditório Paulo Freire, na sede da Semed, no bairro da Cambona.

O segundo módulo foi ministrado pelo professor Ítalo Mafra, que é surdo e fluente na Língua de Sinais, com o auxílio de duas intérpretes da sede para facilitar a comunicação caso fosse necessário. A aula em Língua de Sinais ensinou os servidores a se comunicar em libras com a comunidade surda, usando gramática e todas as questões que envolvem a segunda língua oficial do país.

O primeiro módulo do curso trabalhou questões teóricas, como explica Lívia Pedrosa, intérprete do Centro de Formação. “A ideia é trazer para o nosso público que tenhamos um olhar mais empático e entender quem é essa pessoa surda, o que eles trazem de bagagem e como podemos nos comunicar com eles de forma mais respeitosa. Nós tivemos a parte teórica que falou sobre a cultura e as identidades surdas. Também falamos sobre legislação, as leis que estão em vigor e o que nós temos na proposta da educação bilíngue”, informou Lívia.

O curso de libras está previsto para finalizar em novembro, contudo, o Centro de Formação da Semed está trabalhando para que no próximo ano novas turmas sejam abertas. A intérprete Lívia Pedrosa informou, ainda, que alguns servidores estão interessados em participar, e os que estão terminando este módulo já procuraram saber se haverá turmas avançadas.

Ednilza Cabral, coordenadora do Núcleo de Diversidade Etnico Racial, esteve presente na aula desta manhã e contou que considera o curso muito importante.

“É um avanço da secretaria e acredito que deveria ser ofertado a todos os servidores aqui da sede, pois é fundamental saber se comunicar com as pessoas surdas. Me interessei pelo curso diante da necessidade de comunicação nos estabelecimentos que andamos e principalmente aqui na Secretaria onde esse público está perto de nós. O Curso de Libras é fundamental e dentro da área da educação, considero primordial”, finalizou a servidora.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo