Servidores da Educação participam de aula inaugural do Curso de Libras

Foto: Ascom Semed

Dezenas de servidores participaram da aula inaugural do Curso de Língua Brasileira de Sinais promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), na manhã desta sexta-feira (19), no Auditório Paulo Freire, na Cambona. O objetivo do curso é garantir uma educação cada vez mais inclusiva e assegurar acessibilidade às pessoas surdas que frequentam diariamente o órgão público.

O curso terá duração de seis meses com aulas semanais, sempre às sextas com duas turmas, de manhã e à tarde, com 30 alunos em cada uma. A aula inaugural contou com a presença da secretária-adjunta e professora, Emília Caldas, e da diretora de gestão educacional, Tânia Almeida.

Emília Caldas em sua fala parabenizou os servidores pela iniciativa e pontuou a necessidade de tornar o órgão público mais acessível a quem precisa.

“Parabéns para vocês que priorizaram esse curso na vida de vocês. Tudo o que a gente aprende na vida, uma formação serve para a nossa evolução humana. Nós temos hoje, ainda, pouco atendimento às pessoas surdas, mas precisamos atender a essas necessidades”, disse.

O curso de Libras foi idealizado pela Coordenação Geral dos Centros e Núcleos (CGCN e visa preparar ao longo dos meses os técnicos para a receber a comunidade surda, cumprindo a base legal da lei de acessibilidade e a norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

A coordenadora do Centro Municipal de Formação, Regina Buarque, contou como surgiu a ideia do projeto. “O curso surgiu durante uma reunião quando nós refletíamos sobre a necessidade de termos aqui na Semed, a porta de entrada para todos os servidores e comunidade escolar, pessoas que conseguissem fazer uma comunicação mínima da Língua Brasileira de Sinais”, explicou.

Durante a aula inaugural foi realizado um acolhimento aos cursistas para que eles entendessem o projeto e a ementa do curso, sobre como e o que vai ter. Os alunos passarão por três módulos.

Na primeira etapa as aulas serão ministradas por professoras bilíngues, que são ouvintes e têm fluência em Libras. Elas vão contextualizar de forma histórico-social a condição e especificidade da pessoa surda. Depois dessa fundamentação, nossas intérpretes, em um módulo menor, ministrarão sobre o papel importante do intérprete de Libras para a sociedade. E, por fim, os alunos aprenderão Libras com um professor surdo e fluente na Língua de Sinais.

 

 

*Com Assessoria

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