Seprev participa de reunião no TRE-AL para discutir ações de prevenção à violência contra população em situação de rua

A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) participou nesta segunda-feira (25) de uma reunião com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL), desembargador Klever Loureiro, e diversas autoridades estaduais, municipais e do Judiciário para discutir ações de prevenção e enfrentamento à violência contra a população em situação de rua. O encontro foi promovido em resposta aos casos de violência contra esse público vulnerável.

Durante a reunião, foram destacadas as ações desenvolvidas pelo Governo do Estado de Alagoas, por meio da Seprev. O secretário Kelmann Vieira ressaltou a importância de serviços como o tratamento para dependentes químicos oferecido pela Rede Acolhe, o atendimento social e o policiamento de proximidade realizado pelo programa Ronda no Bairro, além da garantia de direitos para pessoas em situação de vulnerabilidade social através dos serviços essenciais oferecidos pela Casa de Direitos.

Segundo o secretário, o Governo de Alagoas, sob o comando do governador Paulo Dantas, tem implementado políticas públicas efetivas para garantir que essas pessoas tenham seus direitos assegurados e oferecido meios e oportunidades para que possam superar a situação de vulnerabilidade social. Ele reforçou a importância de ampliar as ações de segurança para esse público, por meio de um trabalho conjunto.

Na ocasião, Kelmann Vieira adiantou possíveis medidas que serão adotadas pela Seprev para garantir a segurança e a garantia de direitos da população em situação de rua. Ele destacou que o programa Ronda no Bairro, conhecido por seu policiamento de proximidade e atendimento humanizado, terá suas tropas e equipe social fortalecidas em locais estratégicos, o que terá um impacto positivo. Além disso, a atuação da Casa de Direitos e da Rede Acolhe será fundamental para que essas pessoas possam ser reintegradas socialmente.

Diversas autoridades participaram da reunião, incluindo desembargadores do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJA/AL), o procurador geral de Justiça, o secretário de Segurança Pública, o delegado geral da Polícia Civil, o defensor Público Geral, o superintendente do Ronda no Bairro, a coordenadora social do programa, defensores públicos, juízes auxiliares da presidência do TRE, representantes da OAB e da secretaria de assistência do município.

O encontro visou promover um debate qualificado e a articulação de ações para enfrentar a violência contra a população em situação de rua em Alagoas. Através da atuação conjunta entre poder público e sociedade civil, busca-se garantir a segurança e o respeito aos direitos de um grupo vulnerável e marginalizado.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo