Senador propõe incluir crime de violência psicológica em realidade virtual no Código Penal em novo projeto de lei.

Um novo projeto de lei, apresentado pelo senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), propõe a inclusão do crime de violência psicológica em ambiente de realidade virtual no Código Penal. O PL 261/2024 sugere uma pena de reclusão de um a três anos, além de multa, para aqueles que causarem danos psicológicos ou emocionais por meio de atos violentos e cruéis no mundo digital. A proposta está em análise na Comissão de Comunicação e Direito Digital (CCDD) e na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), aguardando a definição dos relatores para a votação final.

De acordo com Veneziano, os brasileiros, principalmente crianças e adolescentes, têm passado cada vez mais tempo nas realidades virtuais nos últimos anos. O senador destaca a importância de penalizar os danos psicológicos causados nesse ambiente, podendo ser considerada a inclusão de outras condutas danosas posteriormente. “No metaverso, é possível que sejam cometidos crimes contra os avatares. Por ora, já é possível afirmar que ao menos as condutas que causem danos psicológicos ou emocionais devem ser puníveis criminalmente”, ressaltou o senador na justificativa do projeto.

O texto ainda prevê um aumento de pena em um terço se o crime for cometido contra idosos, crianças ou adolescentes. Além disso, o aumento da pena também é estipulado para casos envolvendo mulheres, violência doméstica e familiar na realidade virtual, menosprezo ou discriminação de gênero, e se a vítima for menor de 14 anos com algum tipo de deficiência ou doença que implique maior vulnerabilidade no ambiente virtual. Em situações ligadas a atividades escolares, a punição será aumentada em dois terços.

Veneziano destaca que a realidade virtual, também conhecida como “metaverso”, é uma espécie de realidade paralela que utiliza estruturas do mundo real, como internet e dispositivos tecnológicos, para criar experiências imersivas para os usuários. Jogos populares como Second Life e World of Warcraft são exemplos de realidades virtuais onde os usuários interagem por meio de avatares.

O projeto de lei proposto pelo senador visa garantir a proteção e segurança dos usuários em ambientes virtuais, conscientizando sobre os impactos das ações criminosas na saúde mental e emocional. A análise do PL nas comissões competentes reflete a preocupação do legislativo em acompanhar as novas formas de interação e a possibilidade de práticas criminosas nos ambientes digitais.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo