Atualmente, Paim ressaltou que apenas 20% dos alunos conseguem ingressar nessa modalidade de ensino, onde a oferta de vagas é limitada e muitas vezes requer a realização de um processo seletivo. Além disso, o senador também fez menção a estudos prévios que indicavam um aumento salarial de 12% para alunos que frequentam o ensino técnico.
O senador enfatizou que a pesquisa em questão aborda as consequências macroeconômicas desse aumento no investimento em educação técnica, focando nos benefícios para a sociedade como um todo e não apenas para os estudantes. Paim ressaltou que países com bons resultados em avaliações educacionais internacionais investem fortemente na integração do ensino técnico com o ensino médio, como é o caso da Finlândia, onde 68% dos alunos cursam essa modalidade, e da Alemanha, com uma taxa de 49%.
Além de trazer à tona os dados da pesquisa, o senador também ressaltou ser autor do PLP 126/2020, que tem como objetivo instituir o Fundo de Desenvolvimento do Ensino Profissional (Fundep). O projeto encontra-se na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). Para Paim, o ensino técnico não só proporciona o desenvolvimento de novos conhecimentos e inovação tecnológica, mas também contribui para a pesquisa e capacitação para o trabalho, além de auxiliar na luta contra o desemprego.
O parlamentar ressaltou que o ensino técnico é um instrumento de combate aos preconceitos, de redução da violência e melhoria da qualidade de vida da população, e que é fundamental na construção de uma sociedade mais justa, solidária e igualitária.
Essa pesquisa e os esforços do senador Paulo Paim reforçam a importância do investimento em educação técnica para o desenvolvimento do país e para o bem-estar da população como um todo.