SENADO FEDERAL – Senador Sérgio Moro denuncia abuso de autoridade da Polícia Federal no caso da retenção do cidadão português no aeroporto de Guarulhos

O senador Sérgio Moro, do partido União-PR, fez um pronunciamento no Plenário nesta terça-feira (19) para destacar a audiência realizada na Comissão de Segurança Pública (CSP). Durante a reunião, foi ouvido o diretor de Polícia Administrativa da Polícia Federal (PF), Rodrigo de Melo Teixeira, a respeito do caso da retenção do cidadão português Sérgio Tavares no aeroporto de Guarulhos em fevereiro.

Moro afirmou que, durante o questionamento, ficou claro que não havia uma justificativa razoável para a ação realizada. Ele enfatizou a importância do respeito à liberdade de imprensa e expressão, e ressaltou que é inaceitável utilizar a Polícia Federal com motivações políticas.

O senador comparou o episódio envolvendo Sérgio Tavares com o caso do jornalista norte-americano Larry Rohter, que teve seu visto suspenso após uma reportagem desagradar o Palácio do Planalto. Moro alertou que o comportamento em relação ao cidadão português configura abuso de autoridade e prevaricação, e defendeu mudanças nos procedimentos da PF para evitar que situações semelhantes se repitam.

Ele ressaltou a importância de a Polícia Federal retomar a sua missão de fazer o controle aeroportuário de fronteiras para impedir a entrada de criminosos reais, como contrabandistas de armas, em vez de dificultar a entrada de estrangeiros que vêm ao país a turismo ou a trabalho sem representar ameaças à população.

Sérgio Moro concluiu seu pronunciamento com a expectativa de que a PF adote medidas para evitar que casos como o de Sérgio Tavares se repitam, garantindo o respeito aos direitos individuais e à liberdade de circulação de pessoas de forma legal e justa.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo