De acordo com Valério, algumas dessas ONGs têm interesses que visam aprofundar os contrastes entre a região amazônica e o Brasil, com o intuito de separar a Amazônia do restante do país. O senador também destacou a construção do terceiro maior porto do mundo em Chancay, no Peru, com apoio financeiro chinês, e a previsão de um ramal rodoviário para o Acre, que será o ponto inicial da Rodovia Transoceânica.
A Rodovia Transoceânica, se concretizada, teria o potencial de impulsionar o crescimento do Brasil, facilitando o escoamento da produção para exportação e conectando importantes polos industriais do país. No entanto, Valério ressaltou que a região amazônica, incluindo o Amazonas, Pará, Roraima e outros estados do Norte, ficariam excluídos dessa integração, destacando a importância crucial da BR-319 como única possibilidade de ligação para essas regiões.
O senador enfatizou a necessidade iminente de asfaltar a BR-319 para garantir a integração dessas áreas ao restante do país, possibilitando o desenvolvimento econômico e a expansão das oportunidades de exportação. Valério reafirmou seu compromisso em defender essa causa e continuar pressionando por ações concretas para a recuperação e melhoria da rodovia.
A discussão levantada por Plínio Valério destaca a importância estratégica da BR-319 e lança luz sobre os desafios e oportunidades que permeiam a questão da integração territorial no Brasil, especialmente no que diz respeito à região amazônica. O tema certamente continuará em pauta, visto seu impacto significativo para o desenvolvimento do país como um todo.