SENADO FEDERAL – Senador defende ampliação da malha ferroviária como forma de reduzir custos e acidentes nas rodovias

O senador Confúcio Moura (MDB-RO) fez um pronunciamento no Plenário nesta segunda-feira (23), no qual defendeu a ampliação da malha ferroviária do Brasil. Ele ressaltou que esse investimento traria inúmeros benefícios para o país, como a redução do custo do transporte, a diminuição da emissão de gases de efeito estufa e a queda nos índices de acidentes e mortes nas rodovias.

O parlamentar destacou o Plano Nacional de Logística (PNL), que estabelece metas ousadas para o setor até 2035. Segundo ele, é necessário aumentar a participação do modal ferroviário no transporte de cargas dos atuais 20% para pelo menos 30% ou até 40%. No entanto, para alcançar essas metas, seriam necessários cerca de 170 bilhões em investimentos.

Confúcio Moura ressaltou a importância de uma parceria entre o setor público e privado para viabilizar esses investimentos. Ele também citou a inauguração da Ferrovia Norte-Sul, que liga os estados de São Paulo, Goiás, Tocantins e Maranhão, como um exemplo que impulsiona o desenvolvimento do país.

O senador também enfatizou a relevância das debêntures de infraestrutura para captar recursos e investir na viabilização de modais mais baratos. Ele afirmou que as parcerias público-privadas têm desempenhado um papel fundamental na gestão desses projetos. Segundo ele, já existem outras debêntures incentivadas que já captaram R$ 60 bilhões.

Com a implementação da debênture de infraestrutura, o governo brasileiro terá mais recursos para investir em outros modais ferroviários, além de melhorar as malhas hidroviárias do país, que são muitas. Isso permitirá que o transporte seja mais barato e eficiente, beneficiando toda a população.

O senador encerrou seu pronunciamento enfatizando a importância de continuar investindo na expansão da malha ferroviária e explorar todo o potencial desse modal de transporte. Ele ressaltou que essa é uma oportunidade única para impulsionar o desenvolvimento econômico e social do Brasil.

Vale destacar que a reprodução deste conteúdo é autorizada mediante citação da Agência Senado.

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