SENADO FEDERAL – Presidente do Senado abre Seminário Internacional sobre Democracia e Novas Tecnologias na celebração dos 200 anos da Casa.

O Seminário Internacional Democracia e Novas Tecnologias: desafios da era digital teve início nesta segunda-feira (25) com a participação do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. O evento faz parte das comemorações dos 200 anos da Casa e contou com a presença do sociólogo, professor e pesquisador espanhol Manuel Castells, que ministrou a aula magna de abertura.

Pacheco destacou a importância do seminário para debater os riscos e as oportunidades do uso da tecnologia no presente e futuro da democracia. Ele ressaltou que os desafios trazidos pelo avanço tecnológico incluem a radicalização das posições políticas e a disseminação de desinformação e discursos de ódio nas redes sociais.

Manuel Castells, por sua vez, enfatizou que as plataformas digitais ampliam os efeitos da polarização na sociedade, mas não são a causa da crise de legitimidade do processo político. O pesquisador ressaltou que as pessoas buscam na internet espaços para reforçar suas opiniões e encontram nas redes sociais alternativas para isso.

Castells defendeu a necessidade de regulamentação das redes para combater os efeitos negativos da polarização e garantir a estabilidade dos regimes democráticos. Ele ressaltou que a polarização está relacionada a crises vividas pela sociedade, como a globalização descontrolada e a desigualdade social extrema.

O senador Rogério Carvalho, primeiro-secretário e presidente da Comissão Curadora dos 200 Anos do Senado, destacou que o combate ao mau uso das novas tecnologias não deve impedir avanços em prol da democracia. Ele ressaltou a importância de buscar um equilíbrio para utilizar as tecnologias digitais em benefício da democracia.

Além das palestras realizadas durante o seminário, o Senado também promoverá uma série de eventos em comemoração aos 200 anos da Casa. Uma Sessão Especial está agendada para esta tarde, com a presença de representantes dos Três Poderes. Para encerrar o dia, será realizado o espetáculo musical Senado 200 Anos: uma jornada histórica rumo ao futuro, que será transmitido pela TV Senado, SescTV e pelos canais do YouTube da instituição.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo