SENADO FEDERAL – “Lei é sancionada e viaduto em Curitiba recebe nome de líder comunitário Francisco Pereira Netto”

Nesta terça-feira (28), foi sancionada a Lei 14.739 que dá o nome de Francisco Pereira Netto para o viaduto situado sobre a rodovia BR-116 no bairro Campo de Santana, em Curitiba (PR). A iniciativa partiu do Deputado Federal Luciano Ducci (PSB/PR) e teve relatório do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) na Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI). O PL 5310/2020 foi o projeto de lei que possibilitou essa homenagem.

A importância de Francisco Pereira Netto para a região foi enfatizada no relatório do senador Veneziano, que ressaltou a atuação do homenageado como empregador. Além de gerar muitos empregos com a sua granja avícola – a maior do estado do Paraná, com 300 mil aves – Pereira Netto também se destacou como líder comunitário. Sua contribuição vai além do aspecto econômico, já que ele e sua esposa, Deomira Constantina Bonato, foram os principais responsáveis pela criação da Paróquia Sant’Ana.

Outro aspecto relevante ressaltado no relatório é o papel humanitário desempenhado por Pereira Netto. Em um período em que a região não tinha acesso adequado a serviços médicos, ele se encarregava de transportar todas as pessoas que precisassem de ajuda para a unidade de saúde mais próxima, que geralmente estava a uma longa distância. Sua casa era o único local com telefone na vizinhança, tornando-se referência para toda a comunidade.

O empresário faleceu no dia 20 de outubro de 2019, aos 89 anos de idade, deixando um legado marcante na história de Curitiba, sobretudo no bairro de Campo Santana. A homenagem prestada por meio da denominação do viaduto em sua memória reconhece a importância de seu trabalho e legado para a comunidade local.

O projeto de lei que possibilitou a homenagem recebeu apoio e aprovação, culminando na sanção da Lei 14.739. Esta iniciativa representa o reconhecimento do poder legislativo aos feitos e contribuições de Francisco Pereira Netto para a sociedade paranaense, celebrando sua trajetória e impacto positivo na região de Curitiba.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo