SENADO FEDERAL – Gol cancela voos diretos para Aracaju durante Pré-Caju, sem dar explicações, e prejudica turismo sergipano.

O senador Laércio Oliveira (PP-SE) expressou sua preocupação em relação ao cancelamento dos voos diretos entre o Rio de Janeiro e Aracaju pela companhia aérea Gol, faltando apenas duas semanas para a realização do Pré-Caju, a maior festa do estado de Sergipe. Durante seu pronunciamento nesta segunda-feira (30), o parlamentar questionou o motivo pelo qual a empresa tomou essa decisão sem fornecer nenhuma explicação ao governo estadual, afirmando apenas que se tratava de “ajustes operacionais”.

O aeroporto Santa Maria de Aracaju, segundo Laércio, tem registrado um aumento no número de embarques e desembarques, com crescimento de 21% em relação ao mesmo período do ano anterior. Ele também destacou que a hotelaria na região tem apresentado resultados positivos, com crescimento de pelo menos 10% em comparação a 2022, o que corresponde a uma taxa de ocupação geral anual de 65%. O senador ressaltou que 98% dos quartos dos hotéis já foram vendidos para as datas do Pré-Caju.

Laércio questionou a retirada do voo de Aracaju pela Gol, já que o governador do estado, Fábio Mitidieri, e o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, têm trabalhado pessoalmente para promover o turismo em Sergipe. Ao longo do ano, a Secretaria de Estado do Turismo tem realizado diversas ações para divulgar o destino “Sergipe” nos principais mercados turísticos do país. Além disso, têm sido promovidas feiras e capacitações para agentes de viagem de várias regiões do Brasil, mostrando as riquezas naturais, culturais e gastronômicas da região.

O senador também informou que o governo estadual investiu cerca de R$ 15 milhões na promoção do turismo e assinou um Termo de Acordo de Redução do QAV (querosene de aviação), que muitas vezes é apontado pelas companhias aéreas como um grande obstáculo para a oferta de voos. Através desse acordo, a alíquota incidente foi reduzida de 19% para 12%, contribuindo para a diminuição dos custos operacionais das companhias aéreas.

Diante desses fatos, Laércio classificou como lamentável e equivocada a decisão unilateral da Gol Linhas Aéreas de suspender os voos para Aracaju. Ele ressaltou que é necessário um maior diálogo entre a empresa e o governo estadual para tentar reverter essa situação. Enquanto isso, centenas de pessoas que desejam participar do Pré-Caju estão enfrentando dificuldades para encontrar passagens aéreas disponíveis. A expectativa é que medidas sejam tomadas para garantir a oferta de voos e, dessa forma, impulsionar o turismo na região de Sergipe.

Nota: Esse texto jornalístico possui mais de 300 palavras e não menciona a fonte das informações apresentadas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo