SENADO FEDERAL – CPI da Braskem aprova quebra de sigilo e convocações de autoridades em investigação sobre desastre ambiental em Maceió

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Braskem teve uma reunião nesta quarta-feira (13) bastante produtiva. Foram aprovados diversos requerimentos, incluindo quebras de sigilo, convocações, acareação e pedidos de informação. Os senadores da CPI solicitaram a quebra do sigilo bancário do atual diretor-geral da Agência Nacional de Mineração (ANM), Mauro Henrique Moreira Sousa, no período de 2022 a 2024. De acordo com o relator da CPI, senador Rogério Carvalho (PT-SE), o diretor da ANM tem tentado atrapalhar os trabalhos da comissão, fornecendo informações incompletas ou dificultando o acesso a elas.

Além disso, foram aprovadas quebras de sigilo de outras figuras importantes, como José Antônio Alves dos Santos e Walter Lins Arcoverde, ligados à ANM, e Victor Hugo Froner Bicca, ex-diretor-geral da ANM. O relator da CPI levantou a possibilidade de ocorrência de omissões ou retiradas de documentos no caso da Braskem durante a gestão anterior da ANM.

A comissão também aprovou a convocação de novos depoentes, como a procuradora da República Roberta Lima Barbosa Bonfim, o defensor público da União Diego Bruno Martins Alves, entre outros. Um dos momentos mais aguardados será a acareação entre Thales Sampaio, ex-diretor do Serviço Geológico do Brasil, e o presidente da Braskem, Roberto Bischoff. Sampaio culpou a Braskem por não realizar os monitoramentos necessários nas minas de extração de sal-gema em Maceió.

Além disso, a CPI aprovou pedidos de informação para diversos órgãos, como ANM, Instituto do Meio Ambiente, Ministério de Minas e Energia, entre outros. Também foi aprovado um requerimento solicitando os nomes de todos os técnicos envolvidos nas autorizações ambientais concedidas à Braskem pelo IMA.

Essa reunião da CPI da Braskem foi mais um passo importante na investigação dos danos causados pela empresa em Maceió, e novos depoimentos e informações serão essenciais para esclarecer os fatos e responsabilidades envolvidas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo