SENADO FEDERAL – Comissão de Direitos Humanos acata projeto para tornar abril o mês nacional de valorização da cultura brasileira.

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) acatou nesta terça-feira (16) a sugestão que estabelece abril como o mês nacional de valorização da cultura brasileira. A proposta, de autoria do Programa Jovem Senador de 2023, foi aprovada com voto favorável à conversão em projeto de lei pelo relator, senador Alessandro Vieira (MDB-SE).

De acordo com o projeto, durante o mês de abril, o poder público deverá promover diversas atividades, como palestras, seminários, debates públicos, atividades lúdicas e apresentações culturais e artísticas. O objetivo é conscientizar e democratizar a cultura nacional, ressaltando a diversidade e riqueza cultural do Brasil.

Além disso, o texto prevê que as escolas permitam aos alunos participação facultativa nessas atividades, respeitando a autonomia do estudante. Os autores do projeto destacam a importância de valorizar a cultura brasileira, que é resultado de diversas influências indígenas, africanas, quilombolas, ciganas, entre outras, que contribuíram para a formação de uma identidade única e multifacetada.

O senador Alessandro Vieira ressaltou que o conhecimento da cultura não só fortalece a valorização, mas também incentiva o desenvolvimento regional. Segundo ele, promover a divulgação do trabalho regional e suas expressões culturais é essencial para o crescimento da região.

Por sua vez, a senadora Damares Alves parabenizou os jovens senadores pela iniciativa e destacou a importância de incentivar a valorização e promoção da cultura brasileira.

Com a aprovação pela CDH, o projeto seguirá tramitando no Senado para se tornar lei. A expectativa é de que a valorização da cultura brasileira ganhe cada vez mais destaque e reconhecimento em todo o país.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo