SENADO FEDERAL – Comissão de Assuntos Sociais analisa projeto que garante portabilidade de carência em planos de saúde e institui Dia Nacional de Conscientização sobre Doenças Reumáticas.

Na manhã desta quarta-feira (6), a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) se reunirá para analisar uma pauta de 10 itens, sendo um deles o Projeto de Lei 4.261/2021, que garante ao consumidor o direito de mudar de plano de saúde mantendo o tempo de carência já cumprido no plano anterior.

O PL em questão explicita a possibilidade de portabilidade de carência entre planos de saúde e operadoras, independentemente do novo plano ser mais barato, mais caro, com maior ou menor cobertura. O senador Eduardo Braga (MDB-AM) é o autor do projeto, que conta com o relatório favorável do senador Carlos Viana (Podemos-MG).

Segundo Braga, as empresas têm dificultado o exercício desse direito de portabilidade, incluindo cláusulas restritivas nos contratos. O upgrade para planos maiores e mais caros é geralmente autorizado, enquanto o downgrade para planos mais simples e baratos é frequentemente impedido pelas operadoras.

Além disso, a CAS também discutirá o Projeto de Lei 3.775/2023, proposto pelo senador Dr. Hiran (PP-RR), que institui o Dia Nacional de Conscientização sobre as Doenças Reumáticas, a ser comemorado em 15 de setembro. As doenças reumáticas, como artrite reumatoide e lúpus, afetam milhões de pessoas em todo o mundo e são a segunda maior causa de afastamento do trabalho.

Outro tema em pauta é a avaliação da Política Pública de Dispensação de Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPME), apresentada pela senadora Mara Gabrilli (PSD-SP). O relatório aponta problemas como falta de padronização, qualidade duvidosa e longo tempo de espera por esses equipamentos.

Para mudar esse cenário, o relatório lista 15 recomendações, incluindo a padronização das listas de OPME utilizadas pelo SUS e INSS, revisão dos procedimentos de aquisição de OPME pelo poder público e a unificação da lista de espera para dispensação de OPME.

A reunião da CAS acontecerá na sala 9 da Ala Alexandre Costa e promete ser um importante debate sobre questões fundamentais para a saúde e o bem-estar dos cidadãos.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo